Brasileiro e premiado, filme ‘Marte Um’ disputa vaga no Oscar 2023 | Mobilidade Estadão | Na perifa

Buscando sugestões para:


Brasileiro e premiado, filme ‘Marte Um’ disputa vaga no Oscar 2023

Por: Estadão Conteúdo . 05/09/2022

Publicidade

Conteúdo patrocinado por
Na Perifa

Brasileiro e premiado, filme ‘Marte Um’ disputa vaga no Oscar 2023

Dirigida por Gabriel Martins, produção venceu outros cinco concorrentes na categoria Melhor Longa Internacional; cerimônia ocorre em 12 de março

2 minutos, 13 segundos de leitura

05/09/2022

Por: Estadão Conteúdo

Em 'Marte Um', que disputa uma vaga no Oscar 2023, Deivinho deseja virar astrofísico. Mas seu pai, Wellington, quer que ele seja jogador de futebol. Foto: divulgação

O filme Marte Um, de Gabriel Martins, vai representar o Brasil na categoria Melhor Longa Internacional (ex-Estrangeiro) na cerimônia do Oscar de 2023. A escolha aconteceu depois de reunião online da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, na manhã desta segunda-feira, 5 de setembro. Havia outros cinco pré-selecionados na disputa.

Desde Gramado, havia gente — público e crítica — disposta a defender que o longa do mineiro Gabriel Martins deveria ser o representante do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de melhor Filme Internacional.

No primeiro semestre, Marte Um passou com brio pelos festivais de Sundance e Toulouse. O diretor e roteirista Martins integra o grupo de amigos reunidos na empresa produtora Filmes de Plástico, de Contagem, cidade da grande BH.

Havia gente chorando no final da sessão de Marte Um em Gramado. Gabriel Martins e seu excepcional elenco ganharam o público pelo afeto.

Uma família. O pai trabalha como porteiro num prédio, a mãe é doméstica. Vítima de uma pegadinha, ela surta e isso se reflete em casa. Papai e mamãe têm um casal de filhos. A garota está saindo do armário e o menino está sendo direcionado pelo pai para ser jogador de futebol. Só que esse não é o sonho de Deivinho. O que ele quer ser é astronauta, numa missão da Nasa.

Marte Um começa com as eleição do presidente Jair Bolsonaro e termina com a expectativa de que dias melhores virão. Será um belíssimo representante do Brasil. Vale acrescentar que a família é preta e periférica. #Vidas negras importam na veia dos velhinhos da Academia.

Concorrentes — Marte Um concorreu à vaga com A Mãe, de Cristiano Burlan; A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky; Carvão, de Carolina Markowicz; Pacificado, de Paxton Winters, e Paloma, de Marcelo Gomes. Ao todo, foram 28 longas-metragens inscritos e habilitados a concorrer à vaga e, pela primeira vez, a eleição foi realizada em dois turnos.

Pelas regras da Academia de Hollywood, a data final dos inscritos para todas as categorias do Oscar é 15 de novembro. Quase no final do ano, em 21 de dezembro, será anunciada uma lista prévia de finalistas. O anúncio definitivo dos postulantes ao Oscar será feito no dia 24 de janeiro de 2023 e a cerimônia está marcada para o domingo, 12 de março, em Los Angeles (EUA).

A Filmes de Plástico é uma produtora mineira de Contagem, hoje sediada em Belo Horizonte, formada pelos diretores André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e pelo produtor Thiago Macêdo Correia. Foto: filmesdeplastico.com.br

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login