Estação Tatuapé ganha sala sensorial para pessoas autistas e neurodivergentes
Espaço oferece conforto visual e acústico, a fim de acomodar pessoas em crises sensoriais e reduzir os estímulos externos
No dia 21 de setembro foi inaugurada na Estação Tatuapé a sala sensorial, local que visa acolher e apoiar pessoas autistas e neurodivergentes em momentos de crises sensoriais. A sala tem a função de acomodar essas pessoas para que elas possam, em seu tempo, retornar ao seu trajeto e seguir viagem.
O espaço fica dentro do Centro de Informação à Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que recebe currículos e oferece gratuitamente pequenos reparos de cadeiras de rodas e bengalas.
A sala sensorial conta com isolamento acústico, controle de iluminação e poltronas individuais com revestimentos laterais, que oferecem privacidade e reforçam o isolamento acústico durante o atendimento.
O local foi projetado pela arquiteta Ana Paula Chacur, que trabalhou de maneira interdisciplinar com profissionais de terapia ocupacional, fisioterapia, arquitetura e design para a elaboração do projeto.
O Centro de Informação da Pessoa com Deficiência oferece serviços nas estações da CPTM e do Metrô. Nas estações há piso tátil, elevadores, escadas rolantes, rampas, comunicação visual e sinalização adequadas que dão autonomia de locomoção ao público com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, os funcionários da operação são capacitados para o atendimento às pessoas com deficiência.
Além da unidade Tatuapé, a estação Barra Funda conta com um equipamento à disposição da população com deficiência recebendo currículos e oferecendo pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas. Os Centros funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários