30% dos carros vendidos em 2035 serão elétricos

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Estudo da McKinsey diz que 30% dos carros vendidos em 2035 serão elétricos

Por: Mário Sérguio Venditti . Há 3h

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Planeta Elétrico

Estudo da McKinsey diz que 30% dos carros vendidos em 2035 serão elétricos

Consultoria revela aumento de interesse do consumidor pela eletrificação

2 minutos, 15 segundos de leitura

19/08/2025

Carros Omoda
Novas marcas, como Omoda & Jaecco, ajudam a aumentar as vendas dos carros elétricos. Foto: Divulgação/Omoda&Jaecco

O crescimento das vendas de carros elétricos no Brasil vem ao encontro do resultado do estudo feito pela consultoria McKinsey & Company. Ele indica que 30% dos veículos vendidos no Brasil em 2035 serão totalmente elétricos.

O número expressivo é explicado pela evolução da infraestrutura de recarga, pelo avanço tecnológico das baterias, pelo maior número de ofertas de marcas que estão desembarcando no Brasil e por mudanças no perfil de consumo.

A projeção faz parte de uma série de análises estratégicas a serem exibidas no C-Move São Paulo – Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos. O evento ocorrerá de 30 de setembro a 2 de outubro, em paralelo ao E-Mob, o Salão da Mobilidade Verde e Cidades Inteligentes, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista.

A consultoria possui dados inéditos sobre tendências globais, comportamento do consumidor brasileiro, alternativas para descarbonização do transporte de carga e cenários futuros para a eletromobilidade no País.

Leia também: Mercado brasileiro de carros eletrificados de segunda mão está aquecido

Redução no custo das baterias

O conteúdo faz parte do conjunto de estudos com base em levantamentos internacionais e locais, incluindo os programas Battery Insights, Consumer Mobility Survey e o modelo de análise de custo total de propriedade (Total Cost of Ownership).

Além da estimativa de que veículos elétricos representarão um terço das vendas no Brasil até 2035, a consultoria prevê redução de até 20% no custo das baterias de lítio no mesmo período — um dos fatores considerados decisivos para ampliar a acessibilidade da mobilidade elétrica no mercado nacional.

As análises serão conduzidas por especialistas como Daniele Nadalin, diretor da McKinsey e responsável pelo Centro da Mobilidade Futura da consultoria na América Latina. Outros temas reservados para o C-Move são o avanço da eletrificação, a mudança cultural no comportamento de compra, os impactos das políticas públicas no setor automotivo e os caminhos para uma logística mais limpa e eficiente.

No estudo há outros dados interessantes. Um deles é que 44% dos entrevistados demonstram a intenção de comprar um veículo híbrido ou elétrico em breve. Segundo Nadalin, o interesse dos brasileiros revela uma tendência de transformação já em curso.

“As barreiras que existem para a eletrificação estão caindo. Há um ambiente favorável, tanto do ponto de vista regulatório quanto tecnológico, e uma aceitação maior do consumidor”, afirma.

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