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Ação colaborativa pretende descarbonizar frota de caminhões no Rio de Janeiro

Por: Redação Mobilidade . Há 8 dias
Planeta Elétrico

Ação colaborativa pretende descarbonizar frota de caminhões no Rio de Janeiro

Em parceria com instituições internacionais, projeto foca em Distrito de Baixas Emissões

2 minutos, 8 segundos de leitura

17/06/2024

Por: Redação Mobilidade

descarbonização da frota de caminhões do Rio de Janeiro
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A iniciativa Laneshift pela descarbonização a frota de caminhões chegou no Rio de Janeiro. O principal objetivo da ação é incentivar a transição energética da frota responsável pelo transporte na cidade. O ponto central da estratégia tem como foco o Distrito de Baixa Emissão no Centro da capital.

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O Distrito está localizado entre a Avenida Beira Mar e a Avenida Marechal Floriano, e entre o Campo de Santana e a Orla Conde. De acordo com dados da Prefeitura do Rio de Janeiro, a região é responsável por quase 50% das emissões de gases poluentes do transporte na cidade. A região foi delimitada com o objetivo de implementar ações para a redução de emissões de gases de efeito estufa até 2030.

Para propor projetos e ações nesta direção, autoridades locais do Rio assinaram o compromisso com a iniciativa Laneshift.. Entre as entidades, estão a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP), a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio).

“Ao fazer parceria com a Laneshift e adotar veículos eléctricos, o Rio diminuirá a sua dependência de combustíveis fósseis, aumentando a segurança energética da cidade e reduzindo a vulnerabilidade às flutuações do preço do petróleo”, afirma Lucas Padilha. Padilha é Secretário de Assuntos Civis do Rio de Janeiro.

Descarbonização da frota de caminhões pelo Brasil

Em 2023, Curitiba se tornou a primeira cidade da América Latina a participar da Iniciativa Laneshift. Conforme o inventário climático desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) da capital paranaense, cerca de 66% das emissões de gases de efeito estufa da cidade vêm do transporte.

Em Curitiba, o projeto leva em consideração as especificidades locais, como as iniciativas anteriores já elaboradas. Na época, por exemplo, o secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira, afirmou que as novas licitações da prefeitura passariam a prever o uso de veículos elétricos no transporte de carga.

O Laneshift é fruto do Climate Pledge, uma organização fundada pela Amazon e pela Global Optimism. A iniciativa também tem colaboração com a C40 Cities, uma rede de quase 100 prefeituras das principais cidades do mundo inteiro. A organização tem como foco enfrentar a crise climática com medidas conjuntas.

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