Eletra apresenta e-Trol, fusão de ônibus elétrico com trólebus

Ônibus consegue circular com energia armazenada das baterias ou conectado à fiação aérea. Foto: Divulgação/Eletra
Redação Mobilidade
19/01/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 20 segundos

Ainda em 2022, a Eletra, fabricante nacional de ônibus elétricos, anunciou a criação de um modelo de veículo que fosse ao mesmo tempo elétrico e trólebus. Dois anos depois, o e-Trol finalmente saiu da fábrica e terá sua apresentação oficial ainda neste mês de janeiro. O veículo construído para operar em vias segregadas também operará em BRT (Bus Rapid Transit).

De acordo com a empresa, a previsão é de que toda a frota de BRT da ABC Paulista seja formada por e-Trol. Como um modelo híbrido, o e-Trol possui características de ônibus elétrico e de trólebus. Isso se dá, por exemplo, pela capacidade do ônibus em circular tanto conectado aos fios, quanto utilizando sua própria energia vinda das baterias.

Rede aérea e bateria própria

A conexão com a rede aérea de fiação ainda consegue recarregar as baterias durante a operação do veículo. Com esse sistema de energia e recarga, o ônibus tem autonomia de até 300 km, suficiente para operação diária em linhas urbanas.

Com a tecnologia de recarga e sua estrutura híbrida, o modelo também consegue ser mais econômico e eficiente que os demais modelos elétricos ou trólebus. Sem necessitar da fiação aérea em todo o trajeto, como a maioria dos trólebus, o e-Trol consegue circular pela cidade mesmo sem estar conectado a fios em alguns trechos do trajeto.

“Sabemos muito bem quais são as condições reais de operação do transporte urbano nas cidades brasileiras e fazemos produtos customizados para cada trajeto. A nossa tecnologia conhece o Brasil” – afirma Milena Romano Braga, presidente da Eletra.

As alavancas coletoras de energia, os pantógrafos, são pneumáticas e automáticas. Desta forma, não exige a necessidade de manipulação pelo lado externo, diminuindo também o risco de desprendimento da rede aérea. O e-Trol tem 21,5m, com capacidade para 146 passageiros (60 sentados e 85 em pé, além de espaço reservado para uma pessoa em cadeira de rodas ou com cão-guia).

Ônibus elétricos no Brasil

Ao longo de 2024, a Eletra também lançará versões de piso alto para os ônibus elétricos de 15m e 12,1m, permitindo ampla adequação às características de cada rota.

No último ano, a empresa também esteve envolvida no processo de renovação da frota de ônibus elétricos na capital. Em setembro, 50 dos veículos entregues foram produzidos pela Caio/Eletra. O programa de metas da Prefeitura de São Paulo prevê atingir, até este ano, 20% da frota total composta por ônibus elétricos.

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