Belém recebe novos ônibus elétricos para a frota da cidade | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Belém recebe novos ônibus elétricos para a frota da cidade

Por: Redação Mobilidade . Há 8 dias
Planeta Elétrico

Belém recebe novos ônibus elétricos para a frota da cidade

Veículos já foram integrados ao sistema de transporte público da capital paraense

1 minuto, 33 segundos de leitura

05/07/2024

Por: Redação Mobilidade

ônibus elétrico em Belém
Capital do Pará ainda deve receber mais ônibus elétricos comprados em fase de preparação da cidade para receber o COP 30, em 2025. Foto: Divulgação

A cidade de Belém, capital do Pará, recebeu cinco novos ônibus elétricos que já estão em operação no sistema de transporte público da cidade. Os novos ônibus também fazem parte dos projetos de transição energética da região, como fase de preparação para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para acontecer em novembro de 2025.

Leia também: Pará amplia frota de ônibus elétricos para COP30

Os ônibus recebidos da empresa Azure possuem autonomia de 270 quilômetros, com capacidade para até 76 passageiros. O carregamento total das baterias dos veículos leva menos de 3 horas e são modelos padrão, com 12 metros de comprimento, sem ruídos e zero emissão de poluentes.

Sem degraus, eles possuem entrada desenvolvida para facilitar o acesso de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. “Nós estaremos contribuindo já para mostrar ao mundo, durante a COP, que Belém é uma metrópole. E uma das poucas na região da Amazônia que está de forma concreta dando o direito ao povo humilde de ir e vir em conforto”, afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

COP 30 em Belém

Em fevereiro, o governo do Pará encomendou 40 ônibus elétricos para integrar o BRT da região metropolitana de Belém até a COP30. Os ônibus devem ser entregues ainda neste ano e são produzidos aqui no Brasil, pela Eletra. De acordo com o governo do Pará, o valor investido para a aquisição dos veículos foi de R$ 120 milhões.

A COP reúne anualmente lideranças mundiais para debater soluções para conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida no planeta. O anúncio do Brasil como sede da 30º edição do fórum aconteceu em 2023.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login