Goiás recebeu, na quarta-feira, 14, o primeiro modelo de ônibus elétrico superarticulado do mundo. O D11A, como é conhecido, tem 23 metros e possui autonomia para até 250 km com uma única carga. O carro integrará o sistema de BRT de Goiânia, na capital do Estado.
O modelo D11A da BYD, está equipado com 516 kWh em capacidade de bateria. Além disso, possui piso alto equipado com elevador para pessoas com deficiência ou dificuldade de mobilidade. De acordo com a empresa, o ônibus elétrico superarticulado foi desenvolvido para causar o mínimo possível de sobrecarga à rede elétrica das grandes cidades.
Leia também: Fabricantes preparam ônibus elétricos para transporte público
Inicialmente, o governo do Estado adquiriu seis ônibus do modelo D11A. Segundo a BYD, o projeto prevê mais 59 veículos do mesmo tipo integrados ao transporte público da região.
Em dezembro do ano passado, Goiás recebeu 100 carregadores de veículos elétricos para instalação nas principais cidades turísticas do Estado. A doação realizada pela vice-presidente global da BYD, Stella Li, aconteceu durante encontro com o governador Ronaldo Caiado e o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) Joel Sant’Anna Braga Filho. O CEO da BYD Brasil, Tyler Li, também esteve presente.
No início de fevereiro, a cidade de Porto Alegre iniciou a fase de testes de dois ônibus elétricos na cidade. Os carros farão o trajeto da linha 520.3 – Triângulo/24 de Outubro/Auxiliadora durante 60 dias. O trecho costuma realizar 115 viagens por dia, com uma frota de 20 veículos. De acordo com o prefeito Sebastião Melo (MDB), serão 12 veículos elétricos funcionando no transporte coletivo no primeiro semestre de 2024.
Em Curitiba, a primeira frota de ônibus elétricos da cidade irão operar entre maio e junho deste ano. O anúncio realizado pelo prefeito da capital paranaense, Rafael Greca, ocorreu durante o evento Workshop Modelos de Negócio para Eletromobilidade. De acordo com a prefeitura, 28 dos veículos serão articulados e 42 modelos padron.