Universitários disputam competição com carros elétricos movidos a hidrogênio

Equipes universitárias de todo o Brasil competirão em categorias Junior e Sênior, com veículos projetados por eles mesmos. Foto: Divulgação/SAE Brasil

25/07/2024 - Tempo de leitura: 2 minutos, 13 segundos

Entre o dia 31 de julho e 4 de agosto, carros elétricos movidos a hidrogênio irão participar da Competição SAE BRASIL & BALLARD Student H2 Challenge 2024. O evento realizado em Piracicava (SP) reunirá nove universidades brasileiras de todo o País. Os veículos passarão por avaliações estáticas e dinâmicas ao longo da competição.

Leia mais: Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

A disputa contará com seis veículos Fórmula e três bajas elétricos movidos a hidrogênio (célula a combustível). Os veículos de tipo baja são modelos off-road projetados para enfrentar as condições adversas de terreno. Representantes das universidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia e do Ceará.

A Competição SAE BRASIL & Ballard Student H2 Challenge foi lançada em 2020. Pela primeira vez desde a estreia, as equipes Hera E-Racing H2, da Universidade Federal Fluminense (UFF); a UFPR H2, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e a LHMT, da Universidade Federal do Ceará (UFC) participarão da disputa.

De acordo com o SAE Brasil, a competição deste ano estará dividida em duas categorias: Junior e Sênior. As equipes estreantes disputarão na categoria Junior, enquanto os demais grupos, que competem desde 2020, estarão na Sênior. A categoria Junior terão que passar por cinco etapas classificatórias até 31 de julho. Já as equipes Sênior participam de todas as provas.

As equipes mais experientes, que também participarão, são a Unicamp Baja SAE, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT); a Cheetah H2 Racing, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei); a Hybrid Formula-E, da Universidade Federal de Lavras (UFLA); a Tec H2 Racing – Senai CIMATEC; e UFABC Challenger Racing Team, da Universidade Federal do ABC (UFABC). O embate acontece no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA).

Competição

Antes de participar da competição, as novas equipes recebem a cada ano cursos preparatórios online gratuitos disponibilizados às primeiras equipes inscritas no desafio. As atividades são ministrados pela SAE BRASIL, com o apoio de professores e executivos da indústria.

De acordo com a empresa, os cursos preparam os estudantes sobre temas relacionados à competição, como manejo do hidrogênio e célula a combustível. Até então, a ação já treinou mais de 250 estudantes. Além disso, a competição conta com apoio de empresas que doam itens e equipamentos essenciais para os estudantes, como os sistemas de célula a combustível e componentes como cilindros de H2, por exemplo.