Em um ano marcado pela falta dos chips, por fábricas paradas e reviravoltas no ranking de vendas, muitos lançamentos brigaram pelos holofotes da indústria de carros. E venceu aquele que se revelou pioneiro no segmento mais disputado do mercado brasileiro.
O SUV Toyota Corolla Cross estreou em março e, desde então, mês após mês, luta pela liderança dos SUVs médios contra o rei do segmento, o Jeep Compass. Ainda não foi neste ano que o Corolla Cross superou o arquirrival nos emplacamentos, mas uma de suas inovações continua exclusiva: o modelo da Toyota é o único SUV híbrido flex do Brasil.
Por isso, nada mais justo que o Prêmio Mobilidade Estadão 2022 exaltar o modelo mais inovador.
Além do reconhecimento aos carros e serviços, pelo segundo ano consecutivo, a premiação contempla os segmentos de caminhões, motocicletas e bicicletas, seguros e aplicativos e empresas de micromobilidade.
Dessa forma, torna-se ainda mais abrangente, nesta edição, e incorpora todos os aspectos da mobilidade no Brasil. Além do time de especialistas do Jornal do Carro, participaram da votação deste ano profissionais do site Estradão e da equipe editorial do portal Mobilidade, do Estadão, bem como especialistas dos principais veículos especializados do País. No total, as escolhas foram definidas por cerca de 100 profissionais.
Confira, a seguir, os vencedores da Trilha Jornal do Carro:
O principal prêmio deste ano vai para o SUV médio Corolla Cross, lançado em março com produção local na fábrica da Toyota em Sorocaba (SP). Disponível em versões 2.0 flex tradicional e híbrida flex, o modelo é o primeiro SUV nacional com mecânica eletrificada e flexível.
O sistema é o mesmo lançado em 2018 no sedã médio Corolla, e combina o motor 1.8 flex de ciclo Atkinson (101 cv) com outros dois motores elétricos (72 cv). No total, o conjunto entrega potência combinada de 123 cv.
Já o torque do motor a combustão é de 14,5 mkgf, enquanto o motor elétrico de tração fica em 16,6 mkgf. Com esse conjunto, o Corolla Cross híbrido é o SUV mais econômico do mercado brasileiro, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
O consumo médio com etanol é de 11,8 km/l na cidade e de 9,6 km/l na estrada (11,6 km/l em ciclo misto), enquanto com gasolina a média é de 17 km/l na cidade e de 13,9 km/l na estrada (15,4 km/l no ciclo combinado).
*Escolha feita pela redação do Jornal do Carro
1. Hyundai HB20
2. Chevrolet Onix
3. Peugeot 208
É campeão! Após ver o arquirrival Volkswagen Polo sagrar-se tricampeão, o Hyundai HB20, finalmente, levanta o troféu no Prêmio Mobilidade Estadão 2022 como o melhor hatch compacto.
São dois motivos principais para esse reconhecimento. Primeiro, as boas vendas em 2021. Com seu principal concorrente fora de jogo durante boa parte do ano (a GM ficou quase seis meses sem produzir o Chevrolet Onix por falta de semicondutores), o HB20 foi um dos carros mais emplacados no País.
Mas não é só. A marca sul-coreana lançou, neste ano, o sistema Bluelink, com internet a bordo, e coube ao compacto estrear a tecnologia que, agora, permite até acionar o motor à distância ou ligar e ajustar o ar-condicionado de forma remota. Aliado a isso está a mecânica atualizada com o motor 1.0 turbo flex de injeção direta de combustível, que gera até 120 cv de potência e 17,5 mkgf de torque.
1. Nissan Versa
2. Chevrolet Onix Plus
3. Hyundai HB20S
Em um ano de poucos lançamentos entre os sedãs, o Nissan Versa mostrou que ainda é possível um modelo da categoria surpreender seus ocupantes.
Com 2,62 metros de distância entre eixos, o sedã, importado do México, recebe muito bem os passageiros e ainda entrega um porta-malas de 482 litros, ou seja, compartimento bem maior do que o de qualquer SUV compacto no mercado.
Além disso, o novo Versa corrige um ponto bastante criticado na geração anterior, o design.
Ainda que seja algo subjetivo, é inegável que o modelo da Nissan está mais belo nessa nova geração.
1. Volvo S60
2. BMW Série 3
3. Mercedes-Benz Classe E
É tricampeão! O Volvo S60, que já havia vencido entre os sedãs de luxo em 2019 e 2020, garantiu o tricampeonato. O modelo, importado dos Estados Unidos, reúne qualidades como estilo atraente e moderno, acabamento premium, tecnologia, potência e bom custo/benefício.
Com isso, mais uma vez, o S60 acabou suplantando referências da categoria, como o Mercedes-Benz Classe C e, sobretudo, o líder de vendas BMW Série 3.
Um dos trunfos é o sistema híbrido que gera 407 cv de potência com modo puramente elétrico. Outro destaque é a tecnologia de condução semiautônoma, caso dos dispositivos de manutenção em faixa (com correção automática de direção) e controle de velocidade adaptativo.
1. Hyundai Creta
2. Chevrolet Tracker
3. Fiat Pulse
A nova geração do Hyundai Creta foi um dos mais importantes lançamentos de 2021 e, pelas várias novidades que trouxe, merecidamente, leva o troféu de SUV compacto do ano do Prêmio Mobilidade Estadão 2022.
Um dos destaques dessa nova linha do Creta é a adoção do motor 1.0 turbo flex da linha HB20. São 120 cv e 17,5 mkgf de torque com gasolina ou etanol. Além disso, o motor 2.0 flex de aspiração natural recebeu ajustes e ficou mais potente, e chega a 157 cv e 19,2 kgfm de torque.
Para além da mecânica, o SUV conta com uma série de novos dispositivos de segurança semiautônomos, dentre eles o sistema de câmeras laterais que exibe as imagens dentro do novo display colorido no quadro de instrumentos.
O novo Creta também traz uma tela multimídia novinha de 10 polegadas e tem conectividade por meio do aplicativo Bluelink, tal como a linha HB20.
1. Jeep Compass
2. Toyota Corolla Cross
3. Caoa Chery Tiggo 8
Se tem um SUV que virou benchmark no Brasil, esse é o Jeep Compass. O modelo é um sucesso de vendas desde que chegou, em 2016. Neste ano, o utilitário feito em Goiana, Pernambuco, recebeu sua primeira atualização mais profunda. E as vendas de 2021 mostram que o Compass está mais forte do que nunca.
Nos últimos meses do ano, chegou a ficar no topo do ranking geral, colado no Fiat Strada, que é o veículo mais vendido do acumulado do ano no País. Ou seja, inevitavelmente, o Jeep Compass é o melhor SUV médio do mercado. E, agora, são muitos os motivos.
Vão desde o novo motor 1.3 turbo flexível de até 185 cv de potência à nova multimídia de 10 polegadas e conectada à internet. O modelo tem ainda um novo display colorido atrás do volante, bem como um novo painel e materiais de acabamento superiores. O SUV só evoluiu.
1. Jaguar I-Pace
2. Mercedes-Benz GLE
3. Land Rover Defender
O conceito de SUV de luxo vem mudando ano após ano, mas a Jaguar parece saber disso há algum tempo. Em 2021, o I-Pace foi eleito o utilitário de luxo por conjugar aquilo que os clientes desse segmento buscam.
Ou seja, muito espaço a bordo e também força de sobra nas acelerações. De quebra, o SUV elétrico da marca inglesa é livre de emissões de gases.
São dois motores elétricos de 200 cv cada um, instalados um em cada eixo.
Dessa forma, o I-Pace leva só 4,8 segundos para arrancar de 0 a 100 km/h e chega aos 200 km/h de velocidade máxima.
Tudo isso pesando mais de 2,2 toneladas e com uma autonomia para rodar até 470 quilômetros com uma carga completa de bateria.
1. Toyota Hilux
2. Fiat Toro
3. Fiat Strada
Reestilizada no fim de 2020, a Toyota Hilux mostrou, em 2021, por que é a mais cobiçada do mercado brasileiro. Líder absoluta na categoria, a picape média da marca japonesa ficou mais moderna por fora, e incorporou tecnologias importantes, bem como trouxe ajustes significativos nas suspensões.
Na mecânica, a Hilux está ainda mais forte com a adoção de uma nova turbina com pás 25% maiores. Assim, o motor 2.8 turbodiesel chega aos 204 cv de potência e 50,9 mkgf de torque com o câmbio automático de seis marchas.
Na recém-lançada linha 2022, a Hilux ganhou ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro e um inédito sistema de câmeras de 360º.
1. Porsche 911
2. BMW M3
3. Ford Mustang Mach 1
O rei dos esportivos. Depois de se sagrar o melhor do mercado brasileiro por dois anos seguidos, a atual geração do Porsche 911 mantém sua hegemonia pelo terceiro ano consecutivo.
O ícone da marca alemã está disponível nas versões cupê e conversível, e recebeu um ousado pacote tecnológico, sem abandonar a essência que cativa os apaixonados por carros ao longo dos anos.
Além disso, neste ano, ganhou, no Brasil, a lendária versão GT3, que faz do 911 um dos cupês mais poderosos do nosso mercado.
No caminho para o topo, superou os rivais Ford Mustang Mach 1 e BMW M3.
1. Volvo XC40 Recharge Pure Electric
2. Porsche Taycan
3. Fiat 500
Quando o assunto é eletrificação, nenhuma marca está tão sintonizada quanto a Volvo no Brasil. No início de 2021, a sueca tomou a decisão de não vender mais carros equipados apenas com motores a combustão no País.
Por isso, desde então, a Volvo comercializa modelos eletrificados. Mas a cereja do bolo veio, no início do segundo semestre, com as primeiras unidades do XC40 Recharge Pure Electric, versão 100% a eletricidade do SUV.
Assim, o utilitário elétrico da montadora recebe, com méritos, o troféu de melhor eletrificado de 2021, do Prêmio Mobilidade Estadão.
Pelo pioneirismo e pelas tecnologias que traz. Na mecânica, são dois motores elétricos, um em cada eixo, com até 408 cv de potência. E um pacote de baterias de 78 kWh, que rende autonomia para percorrer 418 quilômetros.
1. Stellantis (Fiat Connect Me / Jeep AI)
2. Chevrolet MyLink
3. Volkswagen Play
A evolução das centrais multimídia pode ser simbolizada, em 2021, pelos novos sistemas da Stellantis. Tanto os modelos da Fiat quanto os da Jeep chegaram às lojas brasileiras com telas maiores, mais rápidas e fáceis de operar, bem como conectadas à internet.
Tudo começou com a Fiat Toro, depois veio o novo Jeep Compass e, por fim, o SUV Fiat Pulse. Todos oferecem os sistemas conectados que permitem dar comandos remotos nos carros por meio do aplicativo MyUconnect.
Além de internet e serviços conectados, há sistema de rastreamento por GPS, função SOS e até mesmo a possibilidade de efetuar pagamentos com base nas multimídias por meio do sistema Cart, lançado em parceria com a startup de pagamentos online Zapay.
Assim, é possível até mesmo escolher um lanche do McDonald’s pela plataforma, enviar o pedido e pagar – tudo na tela central dos veículos.