Está aberta a votação popular do prêmio Mobilidade Estadão 2025. A exemplo dos anos anteriores, a escolha do público é valorizada e fará parte da indicação dos vencedores. Nesta quinta edição do Prêmio Mobilidade o público poderá fazer suas escolhas em três trilhas: Jornal do Carro, MotoMotor e Mobilidade. Essa é a oportunidade para manifestarem sua opinião sobre os melhores carros, picapes, motocicletas e tudo o que envolve opções de mobilidade. A trilha Estradão não terá votação popular nem algumas categorias especiais do prêmio, como Carro com o Melhor Design, Carro do Jornal do Carro, Caminhão do Estradão, Moto do MotoMotor e Cidade Destaque de Mobilidade.
Clique aqui para votar nos melhores do ano
A escolha popular também é uma forma de avaliar os produtos e serviços que se destacaram durante o ano, já que o uso diário faz do proprietário de carro ou motocicleta um especialista no modelo. Além disso, mesmo que ainda não tenha o modelo, o fator desejo é igualmente importante, porque ele se baseia em premissas como preço, consumo, espaço, conforto, estilo etc.
Como ocorre tradicionalmente, no Prêmio Mobilidade Estadão 2025 a premiação se divide em etapas. Em primeiro lugar, os jornalistas que compõem as equipes do Jornal do Carro, do Estradão e do MotoMotor selecionaram dez modelos de cada categoria. Em seguida, seguindo critérios prévios, foram escolhidos três finalistas de cada categoria.
Por fim, esses finalistas ficam disponíveis no hotsite do prêmio e poderão receber os votos dos leitores, a partir do dia 19 de setembro. Das quatro trilhas do prêmio, a única que não estará disponível para votação popular é o Estradão, dedicada ao segmento de caminhões e furgões, portanto de uso profissional.
A escolha dos especialistas, que definirá os vencedores de cada categoria, se soma à seleção dos leitores. O modelo que obtiver o maior número de menções positivas será o vencedor da categoria.
Na trilha Mobilidade, por outro lado, primeiramente a redação elaborou um questionário para levantar informações sobre as principais marcas que atuam em cada um dos oito segmentos avaliados.
Quando isso não foi possível, verificou rankings de entidades que representam esses setores ou investigou relatórios elaborados pelas próprias empresas.
A partir desses dados, a redação atribuiu notas de 1 a 5 para cada um dos quesitos de avaliação. As três marcas que totalizaram mais pontos entram na votação popular. Ao final, o resultado da votação dos leitores se soma à nota preliminar de cada marca. A que reunir mais pontos será a vencedora.