Pauta 38_Oficina Bradesco_aplicativos de Mobilidade_Getty Images
O uso do carro elétrico é também uma experiência digital. Afinal, para aproveitar melhor o veículo e evitar sustos no meio do caminho, os aplicativos de serviços de recarga elétrica são essenciais.
Leia também: Seis mitos e verdades na manutenção do carro elétrico
A exemplo dos aplicativos de busca de motoristas, as plataformas de recargas funcionam como intermediárias entre condutor e eletropostos.
“Basicamente, os aplicativos garantem segurança e conveniência. Mas também são ferramentas importantes para controlar custos e planejar viagens”, afirma Tadeu Rezende, diretor de Infraestrutura da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Com a realidade da eletromobilidade cada vez mais consistente, empresas de tecnologia, fornecedores de energia elétrica e fabricantes de veículos inundaram o segmento com diversos apps focados no recarregamento de baterias.
As plataformas reúnem diversas funcionalidades essenciais no dia a dia do motorista do carro elétrico. A começar pela localização dos eletropostos. Um mapa interativo integrado ao sistema de navegação GPS mostra as estações de recarga mais próximas.
Alguns indicam o tipo de carga, se ela é lenta (AC) ou rápida (DC), bem como a disponibilidade do eletroposto em tempo real. A interatividade dos usuários também ajuda a identificar se determinado ponto está em funcionamento ou danificado.
Dependendo do app, o motorista consegue agendar vaga no eletroposto ou desbloquear o ponto para efetivar a recarga. Outras funções importantes são a possibilidade de monitorar a recarga, saber o tempo necessário, o custo estimado e o pagamento feito por cartões de crédito e débito cadastrados ou carteiras digitais.
Os aplicativos guardam o histórico de uso e criam estatísticas para o usuário. Assim, alguns relatórios oferecem dados de consumo de energia, bem como custo médio por carga. Além disso, apontam os eletropostos mais frequentados.
PlugShare – Reconhecido por ser um dos mais completos. O mapa é colaborativo, o que permite ao usuário avaliar o eletroposto. Indica o tipo de conector e potência e é uma boa ferramenta para planejamento de viagens com o carro elétrico.
Tupimob – O aplicativo da Tupi Energia também é considerado uma opção eficiente para o motorista do carro elétrico. Localiza os pontos de recarga, permite escolher a forma de pagamento — inclusive pix e Sem Parar –, verifica a disponibilidade do ponto em tempo real e reserva a carga.
Shell Recharge – O aplicativo para uso da rede de estações de recarga da Shell mostra os eletropostos, permite reserva de horário e opções de pagamento.
Elev – Reúne rede de eletropostos de carga rápida da empresa de energia. Informa disponibilidade do ponto, velocidade de carregamento e tipos de conectores.
GVgo – O aplicativo da GreenV, startup voltada para tecnologia da eletromobilidade, aponta a localização dos pontos de recarga. Informa a disponibilidade dos equipamentos e, com atualizações contínuas, avisa o motorista de novos pontos.
Google Maps e Waze – Importante se a necessidade for apenas encontrar um eletroposto. Os dois aplicativos navegam o motorista até lá. Basta pesquisar.
Saiba mais: As diferenças no custo entre carros a combustão, híbridos e elétricos