Dicas para tirar pequenos amassados do carro sem sair de casa

Foto: Getty Images

06/06/2022 - Tempo de leitura: 2 minutos, 11 segundos

Muitas empresas de reparo automotivo oferecem atualmente serviços popularizados como “martelinho de ouro” – a remoção de pequenos amassados da lataria com ferramentas simples. Entretanto, em alguns casos, o próprio dono do carro consegue fazer o conserto. 

“Feito com cuidado, o conserto pode ficar perfeito e, melhor ainda, fará o proprietário economizar. Basta colocar em prática algumas técnicas básicas”, afirma o engenheiro mecânico Cléber Willian Gomes, professor de engenharia automotiva da FEI. 

Gomes dá a primeira dica: “Se o proprietário avaliar que tem condições de desamassar o automóvel sem levá-lo à oficina, é importante que ele saiba onde estão os pontos de fixação de forros e componentes afetados”. Retirar o acabamento de uma porta, por exemplo, pode ser uma tarefa um pouco mais complexa. 

Caso a ideia seja desamassar pequenas áreas em locais simples, o proprietário pode se valer de itens tão comuns quanto um secador de cabelo. Os procedimentos não levam muito tempo nem demandam tanto esforço. Entretanto, se a região atingida for muito grande, a recomendação é levar o carro a uma oficina de confiança. 

Veja algumas dicas importantes na hora do “faça você mesmo”:

1. Secador de cabelo para desamassar o carro

Se o para-choque do carro for de plástico, a maneira mais eficiente de desamassá-lo é usando um secador de cabelo na temperatura máxima. Faça movimentos circulares na direção da área afetada, não deixando o ar quente incidindo em um único ponto. 

O plástico vai esquentar e ceder, voltando para o lugar após cerca de dois minutos. 

Depois, quando o plástico estiver mais amolecido, acelere a operação ajudando o para-choque a se corrigir. Empurre a parte amassada com as mãos, de dentro para fora. 

2. Águas quente e fria

Essa técnica usa o mesmo princípio do calor para desamassar a lataria, embora exija mais cuidados devido à temperatura. Logo após jogar água quente, a água fria pode ser usada nas áreas de difícil acesso, causando um choque térmico.

A variação de temperatura tem o objetivo de fazer as moléculas da carroceria se afastarem e se unirem, dilatando e comprimindo o local. Isso fará com que a parte amassada da carroceria volte à posição normal. 

3. Desentupidor de pia

O desentupidor de pia maior e sem furo é o mais indicado para o trabalho de desamassar o carro. Ele deve ser posicionado de maneira firme no local afetado. Aplique pressão e puxe firmemente até corrigir o problema.