A boa aparência do carro é uma demonstração de que ele está sendo bem cuidado pelo proprietário. Mas não é apenas a carroceria que requer manutenção adequada: rodas impecáveis garantem tanto beleza quanto segurança.
A roda é um dos componentes automotivos mais sujeitos a enferrujar. Se não passar por uma limpeza frequente, ela acumula poeira, terra e outros pequenos detritos capazes de corroer o material ao longo do tempo.
Quanto maior a quantidade de ferrugem, maior o risco de comprometimento da própria estrutura. “Uma falha na roda pode ser fatal para o motorista”, diz Cléber Willian Gomes, professor de Engenharia Automotiva da FEI.
Nem sempre é fácil saber se a segurança do automóvel está comprometida por causa de uma roda enferrujada. “Para ter essa certeza, existem testes especiais e complexos. Um deles é o ultrassom, que consegue avaliar o grau de resistência da estrutura”, diz.
Impedir o aparecimento de ferrugem nas rodas pode evitar essa dor de cabeça. Nesse caso, a precaução é fazer sempre a limpeza com produtos indicados pelo fabricante, que protegem a superfície e impedem a oxidação.
Se a ferrugem estiver no início, o próprio dono do veículo pode realizar a limpeza das rodas. É simples: basta fazer a lavagem completa e secar muito bem a região. Depois, deixar o produto adequado para a retirada da ferrugem agir pelo tempo determinado pelo fabricante e, então, remover a parte mais grossa com uma escova.
Outros cuidados básicos ajudam a conservar as rodas:
1. Depois de dirigir em uma estrada de terra ou areia, lave o carro tomando o cuidado de remover totalmente a sujeira das rodas. O acúmulo de barro e outros detritos favorece o desgaste da região, além de esconder o estado real da superfície;
2. Procure estacionar o veículo em locais protegidos do sol forte e sem umidade, porque as condições do tempo também são inimigas das rodas;
3. Outra forma de impedir o avanço da ferrugem e o desgaste das rodas é a impermeabilização. O procedimento aplica uma película na peça contra a aderência de sujeiras.
“Em casos extremos, quando a roda estiver totalmente deteriorada pela ferrugem, o correto é substituí-la para priorizar a segurança”, afirma o professor da FEI.