A retífica do motor é um processo delicado e caro na manutenção automotiva, que requer habilidades técnicas avançadas e equipamentos especializados. Devido à complexidade da operação, é recomendável que ela seja realizada somente por um mecânico experiente e qualificado, capaz de avaliar cuidadosamente as condições do veículo.
“Conte sempre com a ajuda de um profissional de confiança para saber se o procedimento é necessário e se o motor pode ser retificado”, afirma Danilo Ribeiro, coordenador do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inovação (CTTi) da rede DPaschoal.
Alguns sinais de que o motor pode precisar de retífica incluem o consumo excessivo de óleo, a perda de potência ou o aparecimento de ruídos estranhos.
Geralmente, a retífica é feita se o motor sofrer algum dano decorrente de superaquecimento ou de falta de lubrificação. A restauração também pode ser necessária para recuperar carro bastante rodado.
Ribeiro afirma que a operação pode envolver processos de usinagem no cabeçote ou no bloco do motor. Por isso, é preciso seguir as tolerâncias estipuladas pela fabricante do carro para evitar perda de potência e desempenho.
É importante lembrar que alguns motores mais modernos não podem ser retificados, porque já trabalham com especificações extremas. Nesses casos, se houver problemas de superaquecimento ou travamento por falta de lubrificação, a recomendação é substituir o item.
Por fim, é importante destacar que a manutenção preventiva é a melhor maneira de evitar problemas mecânicos graves e prolongar a vida útil do motor. Portanto, é recomendável seguir as instruções do fabricante do veículo e realizar as revisões periódicas recomendadas pelo mecânico de confiança.