
O mercado de caminhões atravessa 2025 com sinais de resiliência. Apesar do peso das taxas de juros elevadas, que encareceu custo de aquisição dos caminhões via financiamento, as vendas do setor não devem ser consideradas ruins. Dados da Fenabrave indicam que os emplacamentos de pesados registraram queda de 19% em relação ao ano passado.
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No entanto, as vendas totais devem encerrar com 110 mil unidades, sustentadas principalmente pela comercialização de médios e semipesados e pelas exportações, que têm servido de alívio para a indústria.
Ainda assim, o ambiente econômico tem freado investimentos de transportadoras e autônomos. A categoria dos pesados, por exemplo, perdeu representatividade em razão do encarecimento do crédito.
Mas continua sendo a mais importante do mercado nacional, acompanhando o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB). Em contrapartida, a discussão sobre sustentabilidade e novos combustíveis tem aberto espaço para alternativas energéticas.
Nesse sentido, os caminhões a gás despontam como o segmento com maior potencial de expansão. Sobretudo após a aprovação da Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024).
Prêmio Mobilidade: pesados seguem como referência
Mesmo pressionados pela conjuntura econômica, os extrapesados seguem sendo o termômetro da economia brasileira. Afinal, são responsáveis pelo transporte de grande parte das cargas que movimentam o agronegócio e a indústria.
Para reconhecer os melhores produtos do segmento, a Trilha Estradão do Prêmio Mobilidade Estadão 2026 elege os melhores do ano em oito categorias: semileves, leves, médios, semipesados e pesados, além dos campeões entre modelos com motores 100% a eletricidade e a gás.
Por fim, todos os modelos disputam o prêmio de Caminhão do Estradão. A escolha dos vencedores é feita pela redação do portal Estradão.
Saiba quais são os três principais concorrentes de cada uma dessas categorias que representam bem a disputa tecnológica e comercial.
Na categoria de Pesados concorrem:
- Volvo FH 540 – Líder em vendas no País, chega à linha 2025 com novos sistemas de segurança ativa, como retrovisores digitais, leitor de placas mais preciso e freios de emergência aprimorados. Além disso, o modelo reforça a eficiência do I-See, agora capaz de prever curvas e rotatórias, aumentando a confiabilidade nas operações rodoviárias
- Scania 460 R Super – O extrapesado aposta no motor de 460 cv, que oferece até 8% de economia de combustível frente à geração anterior. A transmissão Opticruise garante trocas rápidas e suaves, enquanto o baixo custo operacional mantém o modelo como favorito entre frotistas de longa distância
- Iveco S-Way 480 – Com motor Cursor 13 de 480 cv e câmbio automatizado ZF Traxon, o caminhão busca consolidar espaço com um pacote competitivo de preço e conforto, mirando transportadoras que priorizam custo-benefício
Caminhões a gás ganham tração
A busca por alternativas sustentáveis tem impulsionado a categoria dos caminhões a gás. Além da menor emissão de poluentes, esses modelos encontram um caminho de expansão por meio do biometano, combustível renovável com infraestrutura mais acessível no País e custo inferior ao do elétrico. Para frotistas, essa combinação pode significar a equação ideal entre economia e sustentabilidade.
- Scania R 460 X-Gas 6×4 – Desenvolvido para operações pesadas, como o transporte de grãos e cana, oferece autonomia de até 650 km. O motor de 13 litros entrega 460 cv e torque robusto, associado à transmissão G25, 75 kg mais leve que a anterior;
- Iveco S-Way 460 GNV – Equipado com motor Cursor 13 a gás de 460 cv e câmbio automatizado Traxon, entrega desempenho semelhante ao diesel. É alternativa de custo competitivo para operações de longa distância;
- Scania G 420 a gás – Com motor de 420 cv, pode operar tanto com GNV quanto com biometano. A cabine confortável e a transmissão Opticruise reforçam sua vocação para aplicações no agronegócio e no transporte florestal.
Premiação no Salão do Automóvel
Com categorias renovadas e forte disputa entre modelos tradicionais e novas tecnologias, o Prêmio Mobilidade Estadão 2026 irá reconhecer os destaques do setor de caminhões, além dos vencedores das trilhas Jornal do Carro, MotoMotor e Mobilidade, no dia 24 de novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.
O evento vai reunir executivos das montadoras, especialistas e representantes do transporte, reforçando a relevância do segmento para a economia e a mobilidade do País.
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