Na segunda, 24 de novembro, foram conhecidos os grandes vencedores do Prêmio Mobilidade Estadão 2026. A cerimônia de reconhecimento dos ganhadores foi realizada no Salão do Automóvel, no Distrito Anhembi (SP). A trilha Jornal do Carro contemplou 10 ganhadores, com destaque para o Carro do Jornal do Carro. Na trilha Estradão, que reconhece os melhores caminhões, foram premiados 8 modelos, entre eles o Caminhão do Estradão. Já na trilha MotoMotor foram 7 vencedores, com destaque para a Moto do MotoMotor. E na trilha Mobilidade, foram 5 contemplados. Confira a seguir os grandes premiados da noite.
Modelo mais acessível da marca sueca, o EX30 custa a partir de R$ 229.950 e é um dos carros elétricos mais modernos no País. A versão de entrada tem 272 cv de potência, e a de topo entrega até 428 cv, com autonomias que vão de 250 km a 338 km pelo Inmetro.
A nova geração do Macan tem uma das plataformas mais poderosas do mundo atualmente, com arquitetura de 800 volts e carregamento ultrarrápido. A versão 4 tem 408 cv e a Turbo chega a incríveis 639 cv de potência. A bateria de 100 kWh rende até 443 km de autonomia.
A versão extrema do Corolla é importada do Japão e tem o motor 1.6 turbo de três cilindros mais potente do mundo, com 304 cv e 37,7 mkgf. Com preparação de pista, o hatch acelera de 0-100 km/h em 5,4 segundos e alcança máxima de 230 km/h com câmbio manual.
Modelo é a nova geração de sedã médio com motor a combustão da Audi, substituindo o A4 no portfólio da marca no Brasil. Chegou ao País em julho em versão única de acabamento com motor 2.0 turbo de 272 cv e tração Quattro repleto de itens de série.
Um dos híbridos mais vendidos, o Song Plus ganhou reestilização que deixou em 2025 o visual mais moderno. O seu sistema híbrido recarregável combina motores 1.5 a gasolina e elétrico, e bateria 18,3 kWh com autonomia de 68 km. A potência total é de 235 cv.
Primeiro modelo da submarca de SUVs 4x4 da GWM, o Tank 300 tem visual de jipe e cabine tecnológica. O conjunto plug-in une motor 2.0 turbo a gasolina e elétrico para gerar 394 cv de potência. A autonomia elétrica é de 75 km e vai a 924 km em modo híbrido.
O novo SUV da Volkswagen ocupa o posto de entrada da gama da marca, abaixo de Nivus e T-Cross. Tem opções de motorização 1.0 aspirada e turbo, com câmbio manual e automático, além de itens de série importantes como ACC e 6 airbags.
A nova geração do X3 chegou ao Brasil no início do ano em versão única com motor seis cilindros em linha turbo de 400 cv. O novo SUV é mais moderno, maior e mais potente que o anterior, mas também mais caro, vendido a R$ 625 mil.
A Ranger tem versões com tração 4x2, 4x4, motor V6 a diesel, versões para trabalho, para lazer e consegue manter em todas elas um bom balanço entre conforto para os ocupantes, prazer ao dirigir e bom desempenho.
O Kicks ganhou uma nova geração em abril deste ano, produzida na fábrica da Nissan em Porto Real (RJ). O SUV é totalmente novo, com motor 1.0 turbo de 135 cv compartilhado com a Renault e câmbio de dupla embreagem.
A Sprinter Truck 317 CDI é a porta de entrada da linha chassi da Mercedes-Benz e se destaca por sua versatilidade e robustez para aplicações urbanas e intermunicipais. Equipada com o motor OM 654 de 2,0 litros, 4 cilindros ganhou mais força, agora com 170 cv de potência, e entrega torque de 40,8 mkgf já a 1.700 rpm, o que garante agilidade em retomadas e bom desempenho mesmo com carga.
Com desenho renovado, o modelo se diferencia pelo aumento da capacidade de carga útil de cerca de 1,2 tonelada em relação ao antecessor, Accelo 817. Ele também adota uma nova cabine com design aerodinâmico e moderno. O motor OM 924 LA ganhou melhorias, resultado em maior eficiência.
O Volkswagen Delivery 11.180 participa com cerca de 40% das vendas nessa categoria. No 1º semestre de 2025, o modelo foi o caminhão mais vendido de toda a indústria. O Volkswagen Delivery 11.180 é um caminhão leve projetado para oferecer o melhor equilíbrio entre robustez, capacidade de carga e eficiência operacional. Com Peso Bruto Total (PBT) de 10.700 kg e capacidade de carga útil superior a 7.300 kg (considerando carroceria). O modelo tem motor Cummins ISF de 3,8 litros e 175 cv e 61,2 mkgf de torque.
O Mercedes-Benz Atego 1719 é um caminhão semipesado reconhecido por sua versatilidade e robustez. Ele é ideal para aplicações que vão desde a distribuição urbana até o apoio em operações da construção civil e do agronegócio. Com motor Mercedes-Benz OM 924 de 185 cv e torque de 700 Nm, conta com o câmbio manual de 6 marchas ou automatizado de 8 marchas, ambos com tomada de força. Além disso, oferece diferentes versões de cabine e distâncias entre eixos, o que amplia sua adaptabilidade a diferentes implementos e operações.
O Volvo FH 540 linha 2025 chega ao mercado com uma nova geração de tecnologias voltadas à segurança ativa e passiva, reforçando o compromisso da marca com a meta de “Zero Acidentes”. Entre os principais avanços está o sistema de retrovisores digitais por câmeras, que oferece visibilidade superior, inclusive em situações adversas como neblina ou escuridão total, graças ao uso de luz infravermelha. O modelo também estreia melhorias no I-See, que agora prevê curvas e rotatórias, além de um leitor de placas mais preciso, sensores de ponto cego em ambos os lados, freios de emergência aprimorados e suporte ativo de direção — um conjunto que amplia o controle e protege tanto o condutor quanto os demais usuários da via.
A Scania reforçou a linha de caminhões a gás com o R 460 X-Gas. O modelo marca o retorno da cabine R – mais espaçosa e confortável – aos caminhões movidos a gás, agora viabilizada pela liberação de 1 tonelada adicional de carga no eixo dianteiro. Com autonomia de até 650 km, o Scania R 460 X-Gas é indicado para operações de alta demanda como o transporte de grãos, cana-de-açúcar e outras cargas em composições como rodotrens e bitrenzões. O caminhão traz motor a gás de 13 litros com 460 cv e torque de 234,7 mkgf de 1.000 a 1.300 rpm, combinado à transmissão G25, a mesma do Scania Super, que é 75 kg mais leve do que a antecessora.
A nova geração do VW e-Delivery chega em 2025 com importantes avanços em tecnologia, desempenho e eficiência. Entre as principais novidades está o painel digital com o pacote Highline, já visto no extrapesado Meteor, que inclui uma central multimídia com 110 funções. Além do novo motor elétrico que entrega 280 kW (375 cv) e torque instantâneo de 235 mkgf, enquanto o sistema de gerenciamento eletrônico da propulsão está 7% mais eficiente. Além disso, o novo e-Delivery se destaca pela evolução em capacidade de carga e tração.
O Volvo FH 540 linha 2025 chega ao mercado com uma nova geração de tecnologias voltadas à segurança ativa e passiva, reforçando o compromisso da marca com a meta de “Zero Acidentes”. Entre os principais avanços está o sistema de retrovisores digitais por câmeras, que oferece visibilidade superior, inclusive em situações adversas como neblina ou escuridão total, graças ao uso de luz infravermelha. O modelo também estreia melhorias no I-See, que agora prevê curvas e rotatórias, além de um leitor de placas mais preciso, sensores de ponto cego em ambos os lados, freios de emergência aprimorados e suporte ativo de direção — um conjunto que amplia o controle e protege tanto o condutor quanto os demais usuários da via.
A scooter média 350E tem design moderno com faróis de LEDs e linhas futuristas. Seu motor produz 37 cv de potência e 3,87 m.kgf de torque, combinado ao câmbio CVT e também conta com controle de tração. Prático e moderno, a scooter é o modelo de 350cc mais vendido da Zontes em 2025.
Com linhas angulosas e modernas, a CB 500 2025 também recebeu o famoso sobrenome Hornet. Com motor de dois cilindros, 471 cm³ e 49,6 cv de potência, a CB 500 Hornet ainda traz controle de tração, um grande painel de TFT e iluminação full-LED.
Equipada com o novo motor Sherpa de 450 cc e 40 cv de potência, a Himalayan 450 chegou com especificações bem acima das concorrentes. Suspensões robustas, rodas raiadas com pneus sem câmara e o inovador painel “Tripper Dash”, a Himalayan já é o modelo mais vendido da Royal Enfield no Brasil.
Equipada com motor de quatro cilindros, 999 cm³ e 152 cv de potência, derivado das superbikes da Suzuki, a GT oferece bom desempenho e conforto para rodar muitos quilômetros. O modelo ainda traz itens, como para-brisa ajustável e painel com conectividade, além de um conjunto de assistências eletrônicas para garantir a segurança em longas viagens.
Esportiva de 1.000cc mais vendida do Brasil, a BMW S 1000 RR teve seu design renovado, com asas maiores que aumentam o downforce. Entre outras melhorias técnicas, recebeu um novo acelerador eletrônico e passou a contar com sete modos de pilotagem para ajudar a domar os 210 cv de seu motor de quatro cilindros em linha.
O modelo usa um motor de dois cilindros paralelos, 776 cm³ e 84 cv de potência. Equipada com rodas raiadas e aro 21, na dianteira, a V-Strom DE é uma bigtrail focada no uso fora-de-estrada. Além de suspensões robustas e pneus de uso misto, traz controles eletrônicos para aumentar a segurança em longas aventuras.
A trail da marca indiana estreou o motor Sherpa de um cilindro, 450cc e arrefecimento líquido no País. Com um bom conjunto ciclístico, um painel inteligente e 40 cv de potência, tornou-se rapidamente a moto mais vendida da Royal no Brasil. Com especificações superiores, porém preço inferior, a suas principais concorrentes, está agitando o segmento trail.
Há 112 anos no País, a Shell atua em vários setores dessa cadeia, entre eles o de biocombustíveis, por meio da joint-venture Raízen, que no Brasil também gerencia a distribuição de combustíveis e lubrificantes. Suas lojas de conveniência são a Shell Select e Shell Café.
Fundada em Milão em 1872, a Pirelli é uma marca global com produtos para carros, motos e bicicletas. Com mais de 40 anos de experiência no segmento Premium e Prestige, a Pirelli é uma empresa de pneus com um foco no mercado de pneus de alto valor.
A ConectCar é uma empresa de pagamento automático com mais de dez anos de mercado. Está presente em 100% das rodovias pedagiadas do Brasil e em mais de 1.000 estacionamentos, incluindo shoppings, aeroportos, bancos, parques, hospitais, universidades e outros locais.
A Localiza&co é a maior rede de mobilidade na América do Sul, presente em seis países, com mais de 600 mil carros em sua frota, cerca de 922 pontos físicos e 21 mil colaboradores. Possui uma plataforma integrada que atende pessoas físicas, empresas e motoristas de aplicativo.
A empresa foi fundada em 1945, na capital paulista. Hoje, ela é composta por 27 empresas, com aproximadamente 14 mil funcionários, atuando em diversos outros segmentos além de veículos. A companhia é reconhecida como uma das maiores seguradoras do País.
Não quer perder nenhuma novidade sobre o Prêmio Mobilidade Estadão 2025? Então, cadastre-se!
Quer ter uma experiência personalizada?
Salve suas matérias preferidas, faça comentários e veja conteúdos relevantes para seu perfil!
Nós nunca postaremos nada sem sua permissão ;)