Bilhete Único de Estudante: saiba qual é o prazo final para solicitação do cartão
Quem quiser solicitar a primeira via do cartão tem até dia 14 para regularizar o cadastro no sistema
Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para que alunos e alunas realizem a solicitação da primeira via do Bilhete Único de Estudante para este ano de 2025. A partir de 1° de dezembro começam as requisições para o próximo ano letivo.
Caso seja a primeira via do usuário, ele deverá solicitar a emissão no site: sptrans.dne.com.br. Ao completar o cadastramento on-line e pagamento, o cartão será enviado ao endereço escolhido pelo estudante em até 15 dias após a requisição. Depois, ele deverá ser desbloqueado para poder carregá-lo com crédito. Todo o processo custa o valor de sete tarifas de ônibus (R$ 35).
Leia também: Metrô lança o EcoMetrô, painel que mostra as emissões de CO₂ evitadas pelo uso do modal em 2025
Se a pessoa já possui um Bilhete Único emitido entre 2022 e 2024, basta revalidá-lo no próprio site da SPTrans, sem a necessidade de uma nova via. Neste caso, o bilhete deve estar em perfeito estado de conservação, sem trincas ou envergaduras e com a foto e numeração, impressas na parte frontal, legíveis. Após completar o processo, o cartão estará apto para receber carga. O procedimento também tem o custo de sete tarifas de ônibus.
Entretanto, se o cartão de estudante foi emitido antes de 2022, o aluno(a) deverá solicitar um novo Bilhete Único para atualizar foto e dados cadastrais.
Para solicitar uma segunda via do cartão perdido, roubado ou com defeito, os usuários têm até dia 19 de dezembro para fazer a requisição no mesmo site de cadastramento. O preço também é de R$ 35.
Leia mais: Carbonômetro: usuário poderá saber quanto CO₂ deixou de emitir ao optar por se deslocar de metrô
Para todos os casos, deverá ser informada a unidade de ensino e o ano vigente que o estudante está para que ocorra uma identificação no sistema da SPTrans que confirme as informações. As escolas e universidades são responsáveis por enviar os dados de alunos e professores para o banco de dados da prefeitura.
Bilhete Único de Estudante para 2026
A partir de 1º de dezembro, as instituições de ensino deverão enviar à SPTrans os dados de alunos matriculados nas instituições para que comecem as solicitações de BIlhete Único de estudante para o ano letivo de 2026. A solicitação do cartão de 2025 não isenta o usuário de pagamento da revalidação do bilhete no ano que vem.
Os preços devem ser mantidos se não houver aumento na tarifa de ônibus neste período, pois se o valor da passagem aumentar, o preço total para solicitar primeira, segunda ou revalidação do cartão deverá ser alterado.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários