Axia Energia faz acordo com NeoCharge para tecnologia de recarga de baterias

Buscando sugestões para:


Axia Energia faz acordo com NeoCharge para tecnologia de recarga de baterias

Por: Mário Sérgio Venditti . Há 3h

Publicidade

Planeta Elétrico

Axia Energia faz acordo com NeoCharge para tecnologia de recarga de baterias

Antiga Eletrobras coloca em prática projeto com 60 eletropontos e suporte para a sua frota elétrica e subestações

3 minutos, 0 segundos de leitura

25/11/2025

Planeta elétrico Neocharge_Foto: Neocharge
Testes foram feitos com veículos da BYD. Foto: Axxia Energia

A estatal de energia elétrica Eletrobras foi privatizada em 2022 e, em outubro passado, passou a se chamar Axia Energia. Como celebração de sua nova fase, ela assinou contrato com a NeoCharge, empresa de soluções para recarga de veículos elétricos, para garantir a instalação de equipamentos que atenderão os automóveis da frota, de colaboradores e das subestações da companhia.

Leia também: WEG compra a Tupi e expande presença no segmento de mobilidade elétrica

O acordo vai além. Outra vantagem é a disponibilidade da plataforma de gestão da NeoCharge em diferentes regiões do País, que possibilita monitoramento em tempo real, faz suporte remoto e acompanhamento de consumo.

“Essa união é um passo concreto em direção ao futuro da eletromobilidade do Brasil com o envolvimento da frota de grandes empresas. Com a tecnologia da NeoCharge, conseguimos mensurar o consumo de energia, otimizar a economia de combustíveis e contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2)”, afirma Rodrigo Carrau, diretor comercial da NeoCharge.

Parceria

O acordo conta também com a participação de um terceiro personagem. A empresa BeGreen ficará responsável pelos serviços de projeto, instalação e manutenção dos carregadores, além da infraestrutura elétrica necessária para permitir uma operação segura e eficiente.

O contrato tomou corpo no ano passado, quando a Axia, maior empresa de energia elétrica da América Latina, iniciou conversas com empresas de referência em eletromobilidade para alavancar seu conhecimento sobre o setor. Ao se aprofundar nas análises, ela desenvolveu o projeto e realizou um processo competitivo, envolvendo várias empresas especializadas. No fim, a NeoCharge saiu vencedora.

Inicialmente, o acordo prevê a instalação de 60 aparelhos de 22 kW AC (carga lenta) e 30 kW DC (carga rápida), mediante a demanda da frota elétrica da Axia. As demais localidades serão definidas seguindo o crescimento da frota e futuras necessidades operacionais.

A subestação Mussuré II, em João Pessoa (PB), já recebeu o equipamento e as subestações de Cachoeira Paulista, Ibiúna e Itaberá, todas em São Paulo, e Funil (RJ) estão em estudos de viabilidade técnica. “As frotas corporativas estão encabeçando o investimento em infraestrutura de recarga e são parte essencial para o avanço da mobilidade elétrica no Brasil”, afirma Ayrton Barros, diretor geral da NeoCharge. “Projetos desse porte só saem do papel se uma cadeia complexa funcionar e com parceiros como a Axia Energia e a BeGreen.”

O primeiro teste dos aparelhos aconteceu em agosto com duas unidades do BYD Dolphin. Elas partiram da sede da Axia, em Recife (PE), e seguiram até a subestação de Mussuré II. Com autonomia anunciada de 290 km, os carros da marca chinesa completaram o percurso ida e volta, no total de aproximadamente 300 km, sem qualquer risco de pane seca das baterias.

A Axia não revela valores do investimento, limitando-se a afirmar que o aporte está plenamente alinhado com o compromisso de expandir o projeto, com a definição dos próximos pontos de instalação para atender todos os Estados onde a empresa atua.

Segundo Fernanda de Castro, gerente de E-Mobilidade da Axia, a iniciativa cria caminhos para a eletromobilidade com inovação, sustentabilidade e propósito. “A NeoCharge é uma parceira estratégica, com expertise em soluções completas, desde o fornecimento até a manutenção dos carregadores”, destaca.

Saiba mais: Mobilidade elétrica. Plataforma digital de startup faz a gestão de pontos de recarga

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login