5 aplicativos para salvar os paulistanos do trânsito nas chuvas de verão
Tecnologia pode ajudar na mobilidade da capital em dias caóticos
Quem conhece São Paulo sabe que a estação das chuvas, que se intensificam entre os meses de janeiro e março, vem acompanhada de transtornos. Ruas alagadas, árvores despencadas e muitos quilômetros de congestionamento acabam afetando a já difícil mobilidade da capital paulistana. Mas a tecnologia pode ser aliada: existem diversos aplicativos que podem ajudar nessas situações, seja traçando a melhor rota para o usuário, apontando vias com problemas ou mesmo indicando um local próximo para alugar um guarda-chuva quando a chuva chega de surpresa. Confira:
1. Quicko
Com o aplicativo é possível chegar ao seu destino da forma mais rápida ou mais barata – basta selecionar a opção desejada. O aplicativo informa diferentes composições de rota, criando roteiros intermodais e oferecendo múltiplas opções para os usuários, tornando a jornada mais simples, o que é perfeito para dias caóticos como os de chuva. Além da roteirização, o app da Quicko também mantém os usuários informados, enviando notificações sobre os acontecimentos da cidade, como problemas inesperados no transporte público. O aplicativo conta com informações em tempo real de metrôs, trens e ônibus, além de bicicletas compartilhadas mais próximas, táxis e transporte individual por aplicativo.
O publicitário Gabriel Silveira Barbosa conheceu o aplicativo por meio de uma amiga. “Eu uso o Quicko bastante quando já estou aguardando o ônibus, porque ele me informa os horários, ou quando vou para destinos que não conheço o caminho. Nos dias de chuva, quando o trânsito é pior, ele também é muito útil”, explica. De acordo com ele, essa ideia de combinar diferentes tipos de transporte é o principal benefício oferecido pelo aplicativo. “É muito bom ter a opção de escolher a rota mais rápida, mesmo que não seja a mais barata, nos dias em que isso for necessário”, finaliza.
2. Waze
O Waze é um dos mais populares aplicativos de GPS social no trânsito. Ele é usado para escapar de congestionamentos, radares e acidentes, mas também faz alertas de áreas alagadas e traça rotas alternativas para o motorista. Ele pode ser baixado gratuitamente e está disponível para iOS e Google Play.
3. Rentbrella
É a maior empresa de compartilhamento de guarda-chuvas do mundo, oferecendo os objetos em pontos estratégicos da cidade. Hoje os guarda-chuvas da Rentbrella estão presentes nas estações Mackenzie-Higienópolis, Oscar Freire e Butantã da Linha 4-Amarela, além de prédios comerciais. Para utilizar o serviço, é preciso baixar o aplicativo e então pegar o guarda-chuva na máquina mais próxima. Depois de usá-lo, basta devolver o objeto em qualquer máquina da empresa. Se devolver em 24 horas, o usuário não paga nada pelo serviço.
“Há dois anos uso os guarda-chuvas da empresa, mesmo antes de eles serem encontrados nas estações do metrô. É uma ótima ideia para o tempo imprevisível da capital”, conta Isaac Chammah, diretor financeiro. Segundo ele, o processo para encontrar um posto, desbloquear o guarda-chuva e depois do uso devolvê-lo é muito intuitivo. “Sempre devolvo em 24 horas, tem sempre uma estação próxima”, conta. O aplicativo da Rentbrella pode ser baixado gratuitamente e está disponível para iOS e Google Play.
4. Climatempo
Principal aplicativo de previsão do tempo, ele disponibiliza alertas meteorológicos. Além de poder acompanhar as condições atuais do clima, é possível fazer o planejamento do dia ou dos próximos dias contando com informações sobre a oscilação de temperatura e previsão de chuva (e seu volume), que podem ser filtradas por bairro e cidade. Gratuito, o aplicativo também está disponível para iOS e Google Play.
5. Maplink
Disponível para iOS e Google Play, o aplicativo fornece informações do trânsito e também alerta os usuários sobre áreas com risco de enchente, usando dados fornecidos pelo Google Maps. O download do app também é gratuito.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários