Moto elétrica da Triumph encerra fase de testes com resultados surpreendentes
Projeto TE-1 tem motor de 177 cv e faz de 0 a 100 km/h; bateria oferece autonomia de 161 quilômetros e pode ser recarregada em 20 minutos
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12/07/2022
A Triumph anunciou hoje a conclusão dos testes com o protótipo de sua moto elétrica. Segundo a marca inglesa, os resultados obtidos pela TE-1 são surpreendentes e animadores. O modelo fez de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e alcançou uma autonomia de 100 milhas, ou seja, cerca de 161 quilômetros.
Desenvolvida em parceria com a Williams Advanced Engineering, a Integral Powertrain e a Universidade de Warwick, a TE-1 superou as expectativas do projeto, de acordo com a fabricante inglesa. Principalmente pelo desempenho final da bateria e sua autonomia.
Com base em testes e projeções, o protótipo da primeira moto elétrica da Triumph rodou 161 quilômetros (100 milhas) sem a necessidade de recarregar – alcance que superou a autonomia real das motocicletas elétricas equivalentes disponíveis atualmente.
Para isso, foi utilizada frenagem regenerativa na motocicleta, ou seja, quando o piloto freia também recarrega a bateria. Segundo a Triumph, ainda há espaço para otimização do sistema, bem como maior eficiência da unidade geradora do motor e na transmissão, o que poderia melhorar ainda mais a autonomia das futuras motocicletas elétricas da marca inglesa.
Os avanços nas tecnologias de bateria e de carregamento que foram desenvolvidos como parte do projeto Triumph TE-1, em colaboração com a Williams Advanced Engineering (WAE), resultaram em um tempo de recarga de 20 minutos, parair de 0 a 80% da carga total da bateria. Dessa forma, o projeto alcançou as metas estabelecidas pela Innovate UK, a agência de pesquisa e inovação do governo britânico.
Moto elétrica com desempenho de motor de 1.200 cc
De acordo com a Triumph, o desempenho de sua moto elétrica é semelhante ao da Speed Triple de 1200 cc. O protótipo TE-1 oferece um pico de potência de 130 kW (177 cv) e torque máximo de 109 Nm (11,12 m.kgf). Números capazes de levar a moto elétrica de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos – mais rápido do que muita superesportiva com motor de combustão interna.
Com o refinamento adicional dos componentes eletrônicos, incluindo o sistema de controle de tração e o controle de elevação da roda dianteira, a equipe responsável pela entrega do projeto TE-1 antecipa que o desempenho pode ser aprimorado ainda mais, aproveitando todo o potencial de torque para permitir uma aceleração ainda mais rápida.
O piloto campeão da Daytona 200, Brandon Paasch, participou da fase final de testes, tanto na avaliação do desempenho do motor quanto na configuração final do protótipo por meio de testes em pista. “A resposta do acelerador no TE-1 é meio incrível, é muito forte e quando você toca o acelerador pela primeira vez é potência instantânea, que é obviamente o que eu amo como um motociclista – eu amo quando há um super torque que se mostra imediatamente, então para mim foi uma experiência realmente impressionante”, disse Brandon.
Com um peso total de 220 kg, o protótipo TE-1 é mais leve do que as motocicletas elétricas equivalentes disponíveis atualmente, em até 25%, proporcionando uma incrível relação potência-peso. Tendo um tamanho físico e escala comparável a uma Street Triple, mas com a ergonomia, geometria e distribuição de peso de uma Speed Triple.
Bases para uma elétrica de série
O principal objetivo do projeto TE-1 sempre foi focar no desenvolvimento do que uma motocicleta elétrica seria capaz de fazer. Embora a Triumph reforce que a TE-1 seja apenas um protótipo, os resultados animaram os executivos da marca e já dão pistas de como poderá ser a futura moto elétrica da fabricante inglesa.
“Sendo o primeiro passo em nossa jornada para o desenvolvimento de nossa abordagem futura à tecnologia de trem de força elétrico, o protótipo TE-1 e os resultados incríveis alcançados em seu programa de testes intensivos forneceram insights e capacidades cruciais que, em última análise, guiarão nosso desenvolvimento futuro. Claro, a motocicleta de produção final não será exatamente o que você vê aqui hoje, mas tenha certeza de que os modelos que desenvolveremos abrangerão todos os seus aprendizados e seu emocionante espírito dinâmico”, afirma Steve Sargent, Diretor de Produto da Triumph Motorcycles.
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