Adolescente consegue reativação do trem Expresso Santa Cruz
Kaylane Machado, de 18 anos, criou campanha “Expresso Já!”, no Rio de Janeiro
A ação de uma adolescente resultou na reativação do trem Expresso Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Por meio da campanha “Expresso Já!”, Kaylane Machado, de 18 anos, conseguiu a mudança. A campanha integra o projeto Geração que Move.
Depois do início da pandemia de covid-19, o serviço expresso do ramal Santa Cruz foi desligado. O objetivo era contribuir para o distanciamento social. Entretanto, com a volta das atividades da indústria e do comércio, o expresso não foi retomado.
A campanha liderada pela jovem teve apoio dos deputados. Na ocasião, parlamentares da CPI dos Trens da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) apoiaram. Assim, foi feito o pedido de retorno imediato do Expresso Santa Cruz.
Desde então, a campanha foi ganhando força até chegar ao presidente da SuperVia, Antônio Carlos Sanches, que opera o serviço de trens do Rio de Janeiro. Então, ele prometeu reativar o Expresso Santa Cruz no dia 25 de julho.
Voz da sociedade
A criadora da campanha conta que o resultado mostra a importância da voz da sociedade. Afinal, mesmo sem um cargo, ela conseguiu gerar um resultado. “Eu entendi que mesmo não sendo uma pessoa com cargo legislativo, posso criar ações que impactam o todo. A vitória da Expresso Já! é extremamente importante para todos os trabalhadores, trabalhadoras e estudantes que perdem horas de seus dias só para chegar ao seu destino final, sem contar a superlotação”, disse Kaylane.
“Quem pega transporte público no Rio de Janeiro sabe como é ficar um tempão em pé, mal mexendo os braços, e pior ainda é quando você nem consegue entrar no trem depois de esperar tanto tempo por ele. É triste saber que a gente está lutando pelo mínimo, pelo que a prefeitura já deveria estar fazendo. Mas o Geração que Move plantou uma semente de esperança em mim, me fez acreditar na minha potencialidade. Agora, pra todo problema que eu vejo na rua, lembro que posso criar uma campanha, conversar com as pessoas e mudar a realidade da nossa cidade”, afirmou também.
O projeto Geração que Move é fruto de uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com a ONG NOSSAS. A campanha Expresso Já teve assinatura de 767 pessoas.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários