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Vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás crescem 550%

Por: Aline Feltrin, do Estradão . 21/09/2022

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Vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás crescem 550%

Embora os números ainda sejam tímidos, a procura por caminhões e ônibus com motores alternativos mostram evolução constante

3 minutos, 34 segundos de leitura

21/09/2022

A oferta de veículos alternativos a diesel cresce à medida que aumenta o interessa das empresas em zerar o carbono em suas operações de transporte. Foto: Divulgação Iveco

A venda de caminhões e ônibus elétricos e a gás cresceu 550% no Brasil em 2022. Segundo dados da Anfavea, associação que reúne as fabricantes do setor, de janeiro a agosto foram vendidas 774 unidades. Ou seja, cinco vezes mais do que os 119 veículos emplacados no mesmo período de 2021. De acordo com Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea, apesar de o volume ainda ser pequeno, os emplacamentos mostram um ritmo constante de evolução.

A avaliação do executivo é certeira. Afinal, em agosto, as vendas de caminhões e ônibus com motores alternativos a diesel somaram 87 unidades. Embora o número seja inferior ao registrado em julho, foi 76,6% maior do que os 41 emplacamentos feitos no mesmo mês de 2021. Segundo Saltini, o setor de ônibus vem apostando fortemente na eletrificação. Ele afirma que isso é resultado da mudança na política das empresas, que buscam formas de atender às novas regras de redução de emissões.

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Estratégia

Nesse sentido, as fabricantes estão aumentando a oferta para atender à alta na demanda. Recentemente, a Iveco confirmou que vai lançar um caminhão movido a gás no Brasil. Segundo a montadora, o modelo pesado Hi-Way 600S46T GNG terá de 500 a 600 quilômetros de autonomia. Com motor FPT de 460 cv de potência e cerca de 200 mkgf, a novidade terá tanques com capacidade para 240 m³ de gás. O veículo será uma das atrações da marca italiana na Fenatran, que acontece no São Paulo Expo, na capital paulista, de 7 a 11 de novembro.

         Assim, a Iveco vai se juntar à linha de caminhões Scania, pioneira com motor a gás no Brasil. Além disso, outras marcas oferecem modelos a eletricidade. É o caso das chinesas JAC Motors e BYD, bem como da VWCO, a única fabricante de caminhões elétricos do País. A marca produz o e-Delivery na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, mas se trata de um modelo leve. Assim, por ora, apenas a BYD tem também um caminhão semipesado elétrico à venda no mercado brasileiro.

A BYD também aposta no segmento de ônibus elétricos e tem opções de chassis e carrocerias para modelos urbanos. Por sua vez, a Mercedes-Benz iniciou a produção nacional do chassi eO500U, um modelo urbano elétrico, e a Marcopolo anunciou recentemente que vai fabricar o ônibus Ativa.

Conheça o caminhão equipado com energia solar

Implemento rodoviário com placas solares no teto? Ele existe e está acoplado em um Volkswagen Delivery 11.180 4×4. O baú de alumínio que capta energia solar é um projeto da implementadora 4Truck. Ele é fruto de uma encomenda feita pela Volkswagen usado pela montadora no Rally Internacional da Educação, em uma expedição que partiu de São José dos Campos (SP), no dia 22 de agosto, e terminou, no dia 10 de setembro, em Salinópolis, no Pará.

O Rally Internacional da Educação é um braço social do Rally dos Sertões. E, neste ano, teve a missão de fomentar conhecimento em mais de 30 mil jovens, levando, também, placas solares para distribuição de energia a alunos e famílias selecionados no percurso.

O baú tem um comprimento total de 5.500 mm, largura de 2.300 mm e altura de 2.400 mm, e barras de fixação específicas para essa aplicação. As placas sobre o caminhão foram usadas para garantir energia para uma geladeira portátil de 31 litros, além da iluminação externa do baú, com dois holofotes de 30 W LED, e alimentação de ferramentas (parafusadeiras e furadeiras) para montagem e desmontagem da estrutura de palco e a iluminação da tenda, com 12 lâmpadas de 5 W LED.

O sistema ofereceu, também, energia para a oficina educacional, alimentando três laptops, furadeira, pistola de cola quente e iluminação, com seis lâmpadas 5 W LED. Na visão de Osmar de Oliveira, CEO da 4Truck, há chances de a energia solar fazer parte da descarbonização do transporte rodoviário de cargas no Brasil no futuro. “Não há um único caminho, e esse é um tipo de energia com grande oferta no Brasil”, comenta.

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