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Intermot 2022: veja as novas motos elétricas mostradas no salão

Por: Arthur Caldeira . 08/10/2022
Mobilidade para quê?

Intermot 2022: veja as novas motos elétricas mostradas no salão

Além da nova Honda Hornet, o segundo maior evento do setor de duas rodas teve lançamento da primeira Kawasaki elétrica

4 minutos, 21 segundos de leitura

08/10/2022

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Chinesa Horwin mostrou uma scooter elétrica que pode ser pilotada por jovens a partir de 16 anos. Fotos: Divulgação/Intermot

Segundo maior salão de motos do mundo, o Intermot, que acontece até domingo (6/10), na cidade alemã de Colônia teve diversos lançamentos. O principal deles, sem dúvida, foi a nova Honda CB 750 Hornet. Entretanto, em sua primeira edição desde 2018, uma vez que em 2020 o evento foi cancelado, o Intermot também teve lançamentos de motos elétricas.

O evento, inclusive, dedicou um espaço às scooters e motos movidas a bateria, uma tendência que começa a ganhar força no segmento de duas rodas mundialmente. Recentemente, a Honda, maior fabricante de motocicletas do mundo, anunciou os planos de eletrificação também de sua frota de duas rodas.

Embora as motos elétricas já existam na Europa, até então, grandes fabricantes do setor estavam de fora desse segmento. Até agora, pois a Kawasaki aproveitou o Intermot para mostrar o protótipo de sua primeira moto elétrica. Conheça esse e outras novidades eletrificados do Salão de Motos de Colônia.

Kawasaki elétrica

A Kawasaki começou a cumprir sua promessa, feita no ano passado, de que lançaria três modelos eletrificados até 2022. A fabricante japonesa aproveitou o Intermot para mostrar a “EV”, o protótipo de sua primeira moto elétrica.

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EV servirá de base para futura moto elétrica da Kawasaki

Apesar de não ter revelado as especificações da Kawasaki EV, o gerente geral da fabricante japonesa na Europa, Masaya Tsuruno, afirmou que o protótipo servirá de base para uma moto elétrica de série.

Tsuruno garantiu que a Kawasaki continuará desenvolvendo seus motores a combustão interna. O executivo acrescentou ainda que a propulsão elétrica e os biocombustíveis estão sendo considerados em paralelo com o uso do hidrogênio como uma possível solução para alcançar a neutralidade de carbono.

E-scooter para jovens de 16 anos

A chinesa Horwin mostrou a scooter SK1 e a moto HT5, que tem uma versão off-road. Todos elétricos, os modelos fizeram sua estreia no mercado europeu.

SK1 da chinesa Horwin tem desempenho de cinquentinha: chega a 45 km/h e sua autonomia é de até 96 km

A e-scooter SK1 tem desempenho semelhante a um ciclomotor, ou seja, não passa de 45 km/h. a autonomia pode chegar a até 96 quilômetros.

O público-alvo do scooter elétrico SK1, na Europa, são os jovens. Isso porque garotos a partir de 16 anos já podem pilotar scooters e ciclomotores que se encaixam nessa categoria, chamada de L1e na União Europeia.

Zero apresenta bigtrail elétrica

Uma das pioneiras na fabricação de motos elétricas no mundo, a Zero Motorcycles mostrou sua primeira bigtrail elétrica no Intermot: a DSR/X. Com rodas raiadas – aro 19, na dianteira, e 17, na traseira -, a aventureira da Zero tem motor de 102 cavalos de potência máxima. Suficiente para levá-la a 180 km/h.

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Zero DSR/X tem rodas raiadas e aro 19 na dianteira para rodar na terra

A bateria oferece autonomia de quase 290 quilômetros, mas no uso urbano. Na estrada, a marca garante até 170 km de alcance – ainda pouco para uma aventura, mas suficiente para uma viagem mais curta.

Com um módulo especial, o tempo de recarga em carregadores rápidos é de apenas uma hora, para atingir 95% da carga. Já em tomadas comuns, a recarga leva 2,5 horas, o que já é bom em se tratando de motos.

TE-1 faz aparição pública

Apesar de ter ganhado as manchetes pelos bons resultados nos testes de desempenho e autonomia, a primeira moto elétrica da Triumph ainda não era conhecida “ao vivo”. A TE-1 fez sua aparição para o público no salão alemão.

Público alemão admira a TE-1, primeira moto elétrica da Triumph

Segundo os resultados divulgados pela marca inglesa, a TE-1 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Sua autonomia alcançou 100 milhas, ou seja, cerca de 161 quilômetros.

Desenvolvida em parceria com a engenharia da Willians, equipe de F1, a TE-1 ainda é um protótipo. Mas os surpreendentes resultados deverão guiar os futuros lançamentos eletrificados da Triumph. “A motocicleta de produção final não será exatamente o que você vê aqui hoje, mas tenha certeza de que criaremos modelos que vão incorporar os aprendizados e o emocionante espírito dinâmico da TE-1”, afirmou Steve Sargent, Diretor de Produto da Triumph Motorcycles.

Autonomia para 400 km

A italiana Energica, fabricante italiana de motos elétricas, que produz as motos da Moto-E, mostrou a Experia no Salão de Colônia. Trata-se de uma motocicleta aventureira elétrica com autonomia para 400 quilômetros!

Bateria da nova Energica Experia pode ser recarregada em 40 minutos

“Combinamos a mobilidade elétrica de alta tecnologia com o espírito viajante do motociclista. A intenção era criar a primeira moto elétrica para os amantes de motos de longa distância.” disse Giampiero Testoni, CTO da Energica Motor Company.

As inovações da nova plataforma tecnológica, chamada de “Energica Green Tourer”, incluem uma bateria de 22,5 kWh, que pode ser recarregada em apenas 40 minutos em carregadores rápidos de corrente contínua nível 3.

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