Nova CB 300F: Honda revela detalhes da nova Twister; assista
Modelo chega às lojas em janeiro de 2023 com a missão de substituir a CB 250F, quarta moto mais vendida do País
A Honda revelou, em novembro, a nova CB 300F Twister. Com motor de maior capacidade e um design agressivo, o inédito modelo tem a missão de substituir a CB 250F, quarta moto mais vendida do Brasil, há alguns anos. A nova Twister de 300 cc começa a ser produzida em dezembro, mas só chega às lojas em janeiro. Seu preço, contudo, ainda não foi definido.
Criada em segredo no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Honda Brasil, a CB 300F segue a identidade visual das motos naked da fabricante japonesa. Com farol em formato triangular, linhas angulosas e assento bipartido, a nova motocicleta de 300 cc parece até ser maior, pois seu design remete à bicilíndrica CB 500F.
O sistema de iluminação – farol, piscas e lanterna – é totalmente de LED, como em modelos mais sofisticados, bem como seu painel totalmente digital e bastante completo. Com uma tela escura de LCD, exibe velocímetro, conta-giros, indicador de marcha, marcador de combustível. Além de oferecer relógio e um pequeno computador de bordo, traz ainda uma entrada USB-C, na lateral, ideal para carregar smartphone.
Motor flex de 24,7 cv
Para combinar com o visual mais agressivo, os engenheiros da Honda aumentaram a capacidade cúbica do motor de um cilindro, arrefecido a ar, com comando simples e quatro válvulas no cabeçote, que equipavam a antiga Twister.
Com o aumento na cilindrada, de 249,5 cm³ para 293,5 cm³, o desempenho melhorou. Bicombustível, o motor produz 24,7 cv de potência máxima a 7.500 rpm, quando abastecido com etanol. Já o torque subiu para 2,6 mkgf a 5.500 giros. Números suficientes para levar a nova Twister a 139,5 km/h de velocidade máxima.
De acordo com a Honda, apesar de mais potente, o novo motor deve ser ainda mais econômico. De acordo com testes do Instituto Mauá de Tecnologia, o consumo da nova CB 300F Twister é de 25,58 km/litro (etanol) e de 39,75 km/litro (gasolina).
O câmbio de seis marchas foi mantido, mas ganhou embreagem assistida e deslizante. O sistema torna o acionamento do manete de embreagem mais “macio”, ao mesmo tempo que evita o travamento da roda traseira nas reduções de marchas.
Suspensões e freios
O conjunto ciclístico também evoluiu. Embora use o mesmo quadro da antiga CB 250F, a nova Twister ganhou suspensões mais robustas. Na dianteira, o garfo telescópico convencional agora tem tubos de 41 mm de diâmetro (mesma medida da CB 500F), com o mesmo curso de 130 mm. Já, na traseira, o monoamortecedor ganhou mais curso: passou de 108 mm para 120 mm. Com isso, a CB 300F pesa 139 quilos a seco, ou seja, 2 a mais do que sua antecessora.
Os freios também são herança da geração anterior: disco de 276 mm, na frente, e 220 mm, atrás, com a opção do sistema ABS ou combinado (CBS). As rodas de 17 polegadas têm desenho mais moderno e calçam pneus radiais sem câmara. Na dianteira, a medida foi mantida em 110/70R-17, mas a traseira ganhou um pneu mais largo, de 150 mm (150/60R-17).
Mercado
Assim como o modelo que sucede, a nova CB 300F Twister tem a proposta de ser uma evolução de cilindrada aos motociclistas que saem da popular CG 160. Com mais conforto, melhor desempenho e design mais sofisticado do que as motos menores, a Twister é a opção acessível a quem usa a moto no dia a dia, mas também pretende pegar estrada.
A nova moto chega às concessionárias Honda em duas versões e três opções de cor, em janeiro de 2023. A CB 300F Twister CBS estará disponível nas cores cinza metálico e vermelho. Já a versão ABS, será comercializada na cor vermelha e também em um amarelo metálico.
Embora ainda não tenha sido divulgado o preço da nova Twister, o modelo deve sofrer aumento. A atual geração de 250 cc tem preços sugeridos de R$ 19.590, na versão ABS, e R$ 18.420, na CBS. A expectativa é que a CB 300F ABS chegue às lojas custando cerca de R$ 22.000. O valor nem pode ser muito superior – afinal, sua principal concorrente, a Yamaha FZ 25 ABS, de 250 cc, é vendida por R$ 21.490.
Outras novidades Honda para 2023
Além da nova Twister, a Honda revelou outras duas novidades para 2023. A primeira delas é a produção local da CRF 1100L Africa Twin DCT. Antes importada, a big trail com câmbio de dupla embreagem passará a ser montada no Brasil. Com isso, a fábrica da Honda em Manaus é a primeira a produzir modelos DCT fora do Japão.
Outro lançamento anunciado é a chegada da edição comemorativa de 30 anos da Fireblade. Com grafismos inspirados na primeira geração da superesportiva, de 1992, a Honda CBR 1000RR-R “30th Anniversary Edition” é numerada e tem selo comemorativo aplicado no tanque, na chave, no painel e no escapamento. A CBR 1000 RR-R 2023 também será vendida na cor grand prix red, que remete às motos da marca no Campeonato Mundial de Superbike.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários