Oportunidades de qualificação profissional para jovens, negros e indígenas
Para quem procura emprego, cursos de empreendedorismo ou de qualificação profissional, o Expresso na Perifa selecionou algumas iniciativas gratuitas voltadas ao público jovem, negro, indígena e periférico em várias regiões do Brasil.
ELAS QUE SALTAM! – INICIATIVA PARA DESENVOLVIMENTO DE MULHERES EMPREENDEDORAS DAS PERIFERIAS BRASILEIRAS
A Fundação Estudar vai distribuir 100 bolsas de estudos para mulheres das periferias brasileiras e que querem ser empreendedoras. A capacitação será por meio da Escola de Liderança, que é a plataforma de formação e desenvolvimento de lideranças.
Para ser uma das 100 mulheres selecionadas “para dar um grande passo rumo ao sucesso de seu negócio”, conforme o portal da fundação, basta apenas três critérios: se identificar como mulher cisgênero ou transgênero; ter até 34 anos no ato da inscrição e ter vontade de se desenvolver e comprometer-se a participar da Escola de Liderança.
As inscrições para o Elas que Saltam! terminam no dia 25/11 (sexta, depois de amanhã), neste link
AFROESTIMA SALVADOR QUER DESENVOLVER TURISMO AFRO NA CAPITAL DA BAHIA
O projeto faz parte de um pacote de iniciativas voltadas para o público afroempreendedor e mira o desenvolvimento do turismo afro em Salvador. O Afroestima Salvador entrega um plano educacional gratuito, híbrido (online e presencial) ou virtual, de capacitação e de mentoria, com conteúdo digital e físico, organizado por trilhas de aprendizagem. O objetivo é fortalecer a atividade do turismo sustentável, com ênfase na cultura local e nos afrodescendentes, mediante o incentivo ao turismo cultural e de sol e praia, constituindo-se dessa forma numa importante alternativa econômica geradora de emprego e renda para afroempreendedores, moradores da cidade de Salvador. A ideia é impulsionar o potencial intelectual e financeiro desse segmento, gerando oportunidades de crescimento para o público-alvo, que vai de baianas, capoeiristas e trançadeiras, turbanteiras a blocos afro e afoxés, passando por ambulantes, guias turísticos e terreiros.
NO NORTE, SENAI DE RONDÔNIA TEM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS PARA COMUNIDADE
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) disponibilizou a inscrição para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica e Técnica, para a comunidade em áreas como mecânica, eletrotécnica, refrigeração e panificação, entre outros. Para qualificação básica, podem se inscrever alunos a partir de 14 anos (até os 23) e que estejam cursando, no mínimo, o 9º ano do Ensino Fundamental. A carga horária é de seis meses. Já a qualificação técnica exige estar no 2º ano do Ensino Médio, tem duração de até um ano e meio e oferece aulas a distância (EAD) ou presenciais. Em determinado momento do curso EAD, os alunos farão aulas práticas nos laboratórios de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. Detalhes no site oficial do Senai.
CURSOS REMOTOS NAS ÁREAS DE GESTÃO, MARKETING E EMPREENDEDORISMO ESTÃO DISPONÍVEIS
O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (IDEP) de Rondônia está com inscrições abertas até o dia 28 de novembro para cursos remotos oferecidos gratuitamente, em áreas como gestão, marketing e empreendedorismo.
As inscrições podem ser realizadas pelo site da instituição de ensino profissionalizante, no qual é divulgada a lista dos municípios rondonienses contemplados pelos cursos Atendimento ao Público, Prática de Departamento, Etiqueta e Postura Profissional; Empreendedorismo, Atendimento de Excelência, Gestão da Propriedade Rural, Gestão de Vendas e Atendimento ao Público. Para se inscrever, os candidatos devem ter idade mínima de 16 anos e escolaridade mínima do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).
É preciso ter um e-mail do Gmail para anexar um arquivo único com os seguintes documentos: RG (não pode ser CNH), CPF, comprovante de endereço e escolaridade
CURSO GRATUITO VOLTADO PARA NEGROS EM BUSCA DO PRIMEIRO EMPREGO TEM INSCRIÇÕES PRORROGADAS
Mais de 8 mil jovens negros já se inscreveram na capacitação gratuita promovida pela parceria entre o Instituto Coca-Cola Brasil e o MOVER (Movimento pela Equidade Racial). O Coletivo MOVER foi lançado no dia 21 de setembro. É destinado a jovens negros de 16 a 25 anos que moram em comunidades urbanas de baixa renda, já concluíram ou estão cursando o Ensino Médio e estão à procura de mais qualificação para conseguir emprego. As inscrições foram prorrogadas e vão até 2023. A capacitação é 100% digital, via WhatsApp, e tem 16 videoaulas focadas em temas do mundo de trabalho. Entre os principais pontos estão planejamento financeiro, construção de currículo, como se preparar e se portar em um processo seletivo, e mais, tudo com foco na temática racial. Ao final, os jovens poderão se cadastrar nas comunidades de vagas do programa, podendo se candidatar aos processos seletivos de uma rede de parceiros de mais de 400 empregadores.
0 Comentários