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Confira os caminhões vencedores por voto popular no Prêmio Mobilidade Estadão 2023

Por: Redação . 12/12/2022

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Meios de Transporte

Confira os caminhões vencedores por voto popular no Prêmio Mobilidade Estadão 2023

Entre os vencedores pelos leitores estão caminhões de todas as categorias, dos modelos semileves aos pesados

5 minutos, 2 segundos de leitura

12/12/2022

Fiat Ducato foi o furgão eleito pelos leitores do Estradão e do portal Mobilidade. Foto: Fiat/Divulgação

A edição deste ano do Prêmio Mobilidade Estadão trouxe uma novidade. O público pôde votar em seus modelos preferidos. Desta forma foram escolhidos os modelos abaixo. 

Melhor Furgão: Fiat Ducato

O Fiat Ducato, disponível em versões chassi-cabine e van de passageiros, tem motor diesel 2.3 Multijet II de 130 cv a 3.600 rpm e 32,6 mkgf de torque máximo a 1.800 rpm. O câmbio é manual de seis velocidades, com tração dianteira. De acordo com a montadora, o utilitário foi projetado para proporcionar mais economia e um baixo custo de manutenção.

O design do Ducato é um dos pontos fortes. Quando renovou a linha em 2021, o furgão ganhou uma grade dianteira maior e o novo emblema da marca italiana, que foi adotado recentemente. Ele também ganhou faróis mais afunilados, porém, mais eficientes. Além disso, o veículo conta com o mesmo conforto de um automóvel. Um exemplo disso é o volante menor e multifuncional. E a direção que tem assistência elétrica.

O Fiat Ducato é importado do México, onde é fabricado desde 2007. Mas, antes, a montadora italiana produzia o modelo na fábrica de Sete Lagoas (MG). Portanto, está há duas décadas no mercado brasileiro.

Melhor caminhão leve: Iveco Daily 70-170

Furgão Iveco Daily está disponível em versões para cargas e passageiros. Foto: Iveco/Divulgação

A renovação estética da gama Iveco Daily ocorreu em 2020. E trouxe novidades de acabamento e segurança, mas preservando a robustez. O chassi do veículo é conhecido por ser de difícil quebra. Aliás, por causa desses atributos, o modelo se destaca. O motor tem potência de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 46 mkgf entre 1.250 rpm e 2.900 rpm. Não por acaso, a versão 70-170 é uma das mais buscadas no mercado de motorhome, por exemplo.

Ademais, o Daily conta com arranjos que facilitam o dia a dia na direção. O volante tem comandos que podem ser feitos por voz. Há funções como controlador e limitador de velocidade. Em termos de segurança, entre outros itens, há dispositivo de limpeza dos discos de freio e controle de rolagem da carroceria. E o para-choques tripartido reduz o custo de manutenção.

Melhor caminhão médio: Iveco Tector 11.190

Iveco Tector 11.190 tem motor FPT que gera 190 cv de potência. Foto: Iveco/Divulgação

O modelo de 10,6 toneladas de PBT se encaixa no segmento de médios. Mas é um tipo de caminhão que conquista cada vez mais espaço no mercado onde operaria um leve. Isso graças à sua capacidade de carga de até 9,9 t. Ou seja, os caminhões com 11 t de PBT podem levar mais carga. E, ao mesmo tempo, são versáteis no uso urbano. Por exemplo, na distribuição de produtos dos setores alimentício, farmacêutico e de bebidas, por exemplo.

Com a chegada do Tector 11.190 no segmento de médio em 2019, a Iveco ampliou sua participação com a gama Tector, que também conta com caminhões semipesados e pesados. Seja como for, o 11.190 tem motor FPT NEF 45, que gera 190 cv de potência a 2.500 rpm.

Melhor caminhão semipesado: Volvo VM 270

Semipesado Volvo VW 270 conta com motor MWM com tecnologia Euro 5. Foto: Volvo/Divulgação

O Volvo VM chegou ao mercado brasileiro em 2003. Desde então, tornou-se um dos modelos mais importantes da marca no País nos segmentos semipesado e pesado. O modelo é versátil, pois tem vocação para distribuição e aplicações rodoviárias. O modelo, eleito por voto popular, conta com motor MWM com tecnologia Euro 5. Mas, a partir de 2023, ganhará nova geração da família VM. Ou seja, já com motor Euro 6 de 8 litros, de fabricação própria da Volvo.

Assim, a geração é ainda melhor e 10% mais econômica, a depender da carga e da topografia por onde trafega. Também ganhou mais potência, que sobe de 290 cv para 360 cv, com torque de 107 mkgf e 148 mkgf, respectivamente. Além disso, recebeu a nova transmissão I-Shift de 7ª geração, a mesma do caminhão pesado FH.

Melhor caminhão pesado: Iveco Hi-Way 560

Iveco Hi-Way é ótima opção de custo/benefício com motor Euro 5. : Foto: Iveco/Divulgação

A fama do pesadão 6×4 é de robustez. E colabora com isso o trem de força. O Hi-Way é equipado com motor FPT Cursor 13 de 6 cilindros de 560 cv e tem um sistema de frenagem que oferece, de acordo com a Iveco, maior estabilidade e conforto para o motorista. O motor FPT Cursor conta com modo eco, acionado por um botão no painel. Dessa forma, é possível rodar com o veículo de forma a poupar combustível, mas sem perder muito fôlego.

Para quem busca um caminhão com tecnologia Euro 5 a um preço convidativo, o Hi-Way é uma boa opção. Mas vale lembrar que o caminhão já tem um sucessor. Trata-se do Iveco S-Way, lançado pela durante a Fenatran 2022. Conforme a marca, um dos diferenciais é o baixo consumo de diesel. Assim, na comparação com o Hi-Way, a redução chega a 15%.

Melhor caminhão elétrico: Volkswagen E-Delivery 1114

Volkswagen e-Delivery está disponível em duas versões com PBTs diferentes. Foto: VWCO/Divulgação

O Volkswagen e-Delivery se destaca por ser o primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido e feito no País. Assim, além de rodar nas grandes cidades sem emitir gases nocivos ao meio ambiente, a linha ainda conta com autonomia de até 250 km.

Neste ano, os caminhões ganharam mais capacidade de carga. Dessa forma, o e-Delivery de 11 t passa a ter 11.400 kg de PBT, com carga útil somada à carroceria de 6.800 kg. Do mesmo modo, o e-Delivery de 14 t está com o PBT de 14.500 kg. E tem, agora, transporta 9.300 kg. Seja como for, o caminhão é digno de prêmio pela tecnologia. E pelo desenvolvimento local. Todavia, o preço ainda é um obstáculo. O e-Delivery custa a partir de R$ 785 mil.

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