Pode e não pode: etiquetas no carro
Adesivos podem trazer informações de segurança e manutenção, mas devem ser colados da forma correta
2 minutos, 15 segundos de leitura
23/12/2022
Você sabe quais adesivos devem estar no seu carro e o que eles significam? Fizemos uma lista para te explicar.
Um dos adesivos mais usados nos carros brasileiros é o da troca de óleo do motor, que registra também informações de outros itens que devem ser substituídos ao longo do tempo, como filtro de ar e fluido de freio.
Embora geralmente seja colado no canto esquerdo superior do vidro dianteiro como lembrete para o motorista não esquecer de realizar a próxima reposição na data certa, a etiqueta pode ser guardada em outro local, como no porta-luvas.
Desde 1º de janeiro de 2021, as fabricantes devem afixar a etiqueta do Programa de Rotulagem Veicular de Segurança, que especifica a lista de equipamentos de segurança dos automóveis. Ela é colocada na extremidade superior direita do para-brisa ou no canto superior do vidro lateral traseiro esquerdo.
A intenção é deixar o consumidor a par do nível de segurança do veículo que está comprando e até mesmo ajudá-lo a diminuir a incidência de acidentes.
Consumo do carro
Outra etiqueta comum é a da eficiência energética – semelhante à existente nas portas das geladeiras –, que fornecem os dados oficiais do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) em relação ao consumo do veículo.
Os automóveis possuem outras etiquetas em sua carroceria que, em muitas ocasiões, não são percebidas pelos proprietários. Uma delas é a de segurança, visível quando abrimos a porta do carro. Ela traz informações importantes a respeito do carro.
O adesivo é um acrílico modificado para superfícies de difícil adesão. Para protegê-lo de eventuais tentativas de violação, a camada externa do produto é resistente a agentes químicos.
Transporte por aplicativo
Também por uma questão de segurança, as etiquetas chamadas de ETA estão em alguns pontos da carroceria do carro – no mínimo, no cofre do motor e em uma das colunas das portas dianteiras. Elas possuem os oito últimos dígitos do chassi.
Na hora de calibrar os pneus, a etiqueta geralmente colada na coluna da porta informa a pressão ideal, inclusive a do estepe.
Outros adesivos colados no vidro traseiro ou na carroceria podem alertar outros motoristas de que o veículo está sendo dirigido por uma pessoa com deficiência (PCD), por idoso ou alguém recém-habilitado. Eles podem ser grudados no para-brisa traseiro, desde que não prejudiquem a visibilidade.
Quem usa sempre transporte individual por aplicativo deve seguir uma recomendação importante: dar preferência aos motoristas que mantêm à vista os adesivos das empresas para as quais prestam serviço.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários