Selo Mobilidade Segura é lançado em evento do setor de transportes | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Selo Mobilidade Segura é lançado em evento do setor de transportes

Por: Daniela Saragiotto . 28/02/2023
Mobilidade para quê?

Selo Mobilidade Segura é lançado em evento do setor de transportes

Certificação foi apresentada durante a Intermodal South America, que acontece de 28/02 a 02/03 no São Paulo Expo

1 minuto, 51 segundos de leitura

28/02/2023

Por: Daniela Saragiotto

caminhão transportando carga
Empresas transportadoras comprometidas com a segurança viária podem receber o Selo Mobilidade Segura. Foto: Divulgação Scania

Foi apresentado nesta terça (28), durante o Intermodal South Americaevento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da região, o Selo Mobilidade Segura.

O selo certifica companhias que promovem a cultura da segurança viária, e é voltado para empresas transportadoras de todos os tamanhos.

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) desenvolveu a certificação em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o Sest/Senat. “Todo processo de certificação está alinhado com o Pnatrans, o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, permitindo, assim, uma confluência de objetivos tanto da iniciativa privada, quanto do poder público”, diz Paulo Guimarães, CEO do ONSV.

A metodologia do selo irá contemplar, em um segundo momento, o transporte de passageiros, as concessionárias de rodovias e todos os serviços relacionados à mobilidade segura. 

Leia também: Conheça o Programa Visão Zero, para redução de acidentes

Boas práticas e alinhamento

O Selo Mobilidade Segura foi criado para auxiliar empresas a reduzirem ou eliminarem ocorrências relacionadas a sinistros de trânsito.

Dessa maneira, ele contou com profisionais com mais de 30 anos de experiência no segmento de logística e segurança viária em seu desenvolvimento. E foi estruturado com foco no acompanhamento de aprendizados, boas práticas e diversos programas de gestão em segurança viária.

Além disso, a certificação está alinhada aos17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e é fundamentada nas metas globais de segurança no trânsito, ambos das Nações Unidas.

Critérios avaliados

Para obter o selo, as empresas devem observar 12 pilares, incluindo aspectos como responsabilidade da alta gestão, instalações, desempenho humano, gestão de terceiros, entre outros.

Assim, duas transportadoras de cargas já testaram o selo: a IC Transportes e a Transjordano. Dessa forma, dois embarcadores – Vibra Energia (antiga BR Distribuidora) e a Raízen – acompanharam e aprovaram o processo.

Como resultado, as duas empresas já estão exigindo de todos os transportadores contratados a certificação pelo Selo Mobilidade Segura. 

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login