Moto elétrica pode ser lavada? Veja dicas
Apesar do mito de que motos e scooters elétricas devem ficar longe da água, elas podem, inclusive, ser lavadas, mas é preciso ter alguns cuidados
Como a moto elétrica usa eletricidade como combustível, muita gente pensa que uma motocicleta alimentada por baterias deve passar longe da água. Entretanto, trata-se de mais um mito sobre esse tipo de veículo.
Se a moto elétrica tem a proposta de ser um veículo prático e econômico para o uso urbano, certamente, foi projetada para enfrentar as adversidades do clima. Até porque as motos elétricas têm motores blindados. Uma moto elétrica pode rodar na chuva, atravessar poças d’água, mas deve evitar enchentes.
Saiba que se você tem uma moto elétrica pode, inclusive, lavá-la. Aliás, caso resida ou circule em cidades à beira-mar, sua moto elétrica precisa de lavagens frequentes. Contudo, existem alguns cuidados a se tomar. Confira algumas dicas práticas para “molhar” sua moto ou scooter eletrificada e deixá-la tinindo.
6 dicas práticas para lavar sua moto elétrica
1 – Espere o motor esfriar: os especialistas recomendam lavar sua moto elétrica apenas com o motor frio. Dessa forma, procure lavar sua moto antes de ligá-la ou espere cerca de meia hora até o motor esfriar por completo, antes de começar a lavagem.
2 – Sem pressão: Outra dica importante é evitar o uso de lavadoras de alta pressão. Ao invés disso, prefira uma mangueira convencional e direcione o jato para as partes externas, como carenagens e rodas.
3 – Cuidado com as conexões: quando estiver molhando ou enxaguando sua moto, evite jogar água nas entradas e conectores. Tenha cuidado especial com o compartimento da bateria: jamais direcione o jato de água para esses locais.
4 – Sem frescura: não precisa comprar um xampu especial e super caro para lavar sua moto. Prefira detergentes líquidos neutros e fuja do sabão em pó, álcool e solventes.
5 – Panos ou esponjas macias: para esfregar as carenagens e a pintura da sua moto, use panos de microfibra ou esponjas macias, Nada de escovas com cerdas ou esfregões muito abrasivos. Se for necessário, use uma escova apenas nas rodas e pneus. Dessa forma, você evita arranhões e manchas na pintura.
6 – Tapa final: Seque todas as partes plásticas e lentes com um pano macio. Saia para uma rápida volta a fim de secar os pneus e freios, mas rode devagar e com cuidado. Como os freios e os pneus estão molhados, seu funcionamento pode não estar normal.
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