Renata Falzoni é premiada na categorias mulheres que inspiram na mobilidade urbana
Prêmio Parque da Mobilidade Urbana é uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, da consultoria Urucuia e do Mobilidade Estadão, e reconhece iniciativas e pessoas que promovem resultados positivos para o ecossistema de mobilidade do País
O planejamento e a realização de boas práticas em mobilidade urbana são essenciais para a qualidade de vida nas cidades. Com o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas e pessoas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva, a Plataforma Connected Smart Cities (CSC), a consultoria Urucuia – Inteligência em Mobilidade Urbana e o Portal Mobilidade Estadão lançaram, neste ano, a 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana.
Premiada e homenageadas na categoria
Esta categoria reconhece profissionais mulheres com experiências relevantes de, pelo menos, 5 anos na área e que tenham exercido, ou ainda exerçam, um papel de liderança em organizações públicas, privadas, acadêmicas ou do terceiro setor.
Neste ano, a profissional Renata Falzoni , embaixadora da Mobilidade Estadão, foi premiada como uma mulher que inspira a mobilidade urbana, incentivando o uso da bicicleta no Brasil, há mais de 45 anos. Falzoni é arquiteta, jornalista, cicloativista e pedala, desde 1976, como meio de transporte. No final da década de 80, fundou o Night Biker’s Club do Brasil, primeiro grupo de pedal noturno do país. Com passagens pela Folha de S.Paulo, Canal 21, ESPN e TV Gazeta, Renata já pedalou em 28 países diferentes produzindo o programa “Aventuras com Renata Falzoni” e foi comentarista do quadro Mais São Paulo, da rádio CBN.
Hoje, Falzoni está à frente do canal Bike é Legal, onde segue sua atuação com a produção de conteúdo educativo a respeito da mobilidade ativa, com foco em sustentabilidade, qualidade de vida e cidadania. Renata também promove o uso da bicicleta com dicas de segurança, comportamento e reportagens que fiscalizam e cobram políticas públicas no sentido de tornar as cidades melhores para pedestres e ciclistas.
Renata se firmou como referência e um dos principais nomes do cicloativismo do país, seja participando de conselhos participativos, câmaras temáticas ou cobrando diretamente o Poder Público com reportagens, entrevistas e manifestações.
Vencedora
Renata Falzoni, arquiteta, jornalista e cicloativista, foi a premiada na categoria mulheres que inspiram na mobilidade urbana.
“Quero dedicar esse prêmio também às duas contempladas. Quem está por trás desses avanços são as mulheres. As mulheres são demais!”
Menções honrosas
- A primeira menção honrosa na categoria foi dedicada à Clarisse Cunha Linke, Diretora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês) no Brasil, vista como maior referência na luta por uma mobilidade integrada, justa, sustentável no Brasil. Desde 2001, está envolvida com o planejamento e implementação de políticas e programas sociais, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia.
Em 2012, entrou no ITDP Brasil e também participa do Conselho da Rede de Transporte Sustentável de Baixo Carbono (SLoCaT).
- A segunda menção honrosa na categoria foi dedicada à Luciana Nicola, Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco e membro do conselho administrativo do Pacto Global da ONU no Brasil. Foi responsável pela idealização do projeto Bike Itaú, fomentou iniciativas da agenda ESG relacionadas às mudanças climáticas, como o Net Zero Banking Alliance, apoiou clientes em jornadas de descarbonização, entre outras ações.
1ª edição do PMU 2023
O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana tem a missão de reconhecer iniciativas que, através do uso de soluções tecnológicas e inovações, criaram ações transformadoras no setor e resultaram em melhorias e avanços dos segmentos do transporte público e de logística urbana, da gestão do trânsito, da mobilidade ativa e da segurança viária.
O concurso recebeu mais de 220 inscrições de iniciativas, divididas em 8 categorias de avaliação, das quais foram selecionadas 5 finalistas por categoria e após nova avaliação, foram definidas as premiações e menções honrosas, por um comitê de votação composto por 4 jurados.
Categorias de avaliação
- Iniciativas em favor da mobilidade sustentável (Categoria Pública e Privada)
- Iniciativas que inovam e transformam (Categoria Pública e Privada)
- Iniciativas em favor da segurança viária
- Iniciativas em favor da mobilidade ativa
- Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana
- Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana
A premiação aconteceu em 23 de junho, durante o evento Parque da Mobilidade Urbana, no Complexo do Pacaembu, em São Paulo, e contou com representantes do setor público, privado e de organizações que buscam a transformação da mobilidade urbana no país.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários