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Florianópolis amplia 21% da malha cicloviária no primeiro semestre de 2023

Por: Erick Souza, especial para o Mobilidade . 29/06/2023

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Meios de Transporte

Florianópolis amplia 21% da malha cicloviária no primeiro semestre de 2023

Hoje, a capital de Santa Catarina conta com 222,83 quilômetros de estrutura para ciclistas, que encontraram no modal uma opção eficiente de transporte

2 minutos, 30 segundos de leitura

29/06/2023

Florianópolis é a segunda capital com mais vias exclusivas para ciclistas do Brasil. Foto: Prefeitura de Florianópolis

Evitar o trânsito de Florianópolis, capital de Santa Catarina, é o principal motivo apontado por Eduardo Stavalle, barista de 34 anos, ao escolher usar sua bicicleta. Morador do bairro Campeche, na região sul da cidade, utiliza o modal como principal meio de locomoção pela ilha.

“Acho a bicicleta muito prática no sentido de não ter que aguardar ônibus, por exemplo, que é muito deficiente na região onde eu moro; a bicicleta já está pronta”, afirma. Eduardo trabalha na Lagoa da Conceição, na região leste. Entre um ponto e outro, ele percorre mais ou menos 10 quilômetros, realizados em 30 minutos de pedalada. Sem considerar os imprevistos do trânsito, o tempo desta viagem feito com ônibus é de, no mínimo, uma hora.

Com o passar dos anos, a estrutura da cidade tem buscado beneficiar moradores como Stavalle, que substituem os automóveis pela bicicleta. Durante o primeiro semestre deste ano, por exemplo, a malha cicloviária da cidade cresceu 21%. De acordo com o último levantamento da Aliança Bike, Florianópolis era a segunda cidade com mais vias para ciclistas por número de habitantes do Brasil em 2022.

Na época, eram 121,56 km de estrutura apenas para ciclistas, equivalente a 23,53 km a cada 100 mil moradores. A média do Brasil para a mesma categoria era de 8,18km. Hoje, a ilha tem 145,11km de ciclovias e ciclofaixas – construídas para uso de bicicleta. Quando consideramos vias não-exclusivas, como ciclorrotas e passeios compartilhados, a extensão aumenta para 222,83km.

Expansão cicloviária

“Um dos nossos objetivos é o de nos tornarmos a capital com mais quilômetros por habitante do País”, afirma Michel Mittman, secretário de planejamento urbano e desenvolvimento da Prefeitura de Florianópolis. De acordo com o secretário, Florianópolis tem realizado mapeamentos para ampliar sua malha para 300 km no futuro.

Para facilitar as construções, a prefeitura também vai lançar nesta quinta, 29/06, sua própria edição das normas cicloviárias nacionais. O documento servirá como um manual de obras para as próximas iniciativas na cidade. “O manual compila as normas existentes com o nosso DNA, específico de Florianópolis”, completa.

Regulações como essa também foram uma demanda da própria população. Através da Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis, a Amobici, os moradores exigiram uma priorização nas obras cicloviárias, nos últimos anos. “Principalmente para onde a ciclovia acaba, [porque] os pequenos detalhes também são muito importantes”, afirma Carolina Griggs, diretora financeira voluntária da Amobici.

De acordo com Carolina, apesar da expansão, ainda não há uma precedência dos modos de transporte sustentáveis na ilha. “A gente ainda não vê a priorização do pedestre, bastante gente idosa não consegue andar nas calçadas”, exemplifica.

Atualmente, a Amobici conta com 400 membros associados. Em 2021, organizaram uma petição para a revitalização da ciclovia anexa à Via Expressa Sul, entregue no ano passado.

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