Parque Villa-Lobos terá ligação até a ciclovia do Rio Pinheiros | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Parque Villa-Lobos terá ligação até a ciclovia do Rio Pinheiros

Por: Redação Mobilidade . 06/08/2023
Mobilidade para quê?

Parque Villa-Lobos terá ligação até a ciclovia do Rio Pinheiros

Ciclopassarela passará sobre as pistas da Marginal e os trilhos da Linha 9-Esmeralda

2 minutos, 15 segundos de leitura

06/08/2023

Previsão de inauguração da ciclopassarela é até o fim de agosto. Foto: Divulgação / ViaMobilidade.

O Parque Villa-Lobos, localizado na zona oeste da capital paulista, terá uma ligação até a ciclovia do Rio Pinheiros. A ciclopassarela vai passar por cima das pistas da Marginal Pinheiros e dos trilhos da Linha 9-Esmeralda.

A estrutura é aguardada por cicloativistas e frequentadores do parque há mais de dez anos. Em 2011, um trecho da ciclovia Rio Pinheiros chegou ao local, embaixo da ponte do Jaguaré, mas sem ligação com o parque.

Assim, quem quer seguir viagem de bike deve dar a volta. Afinal, para chegar ao parque é preciso sair pela ponte da Cidade Universitária até uma praça e seguir pela Avenida Professor Fonseca Rodrigues.

Após a entrega da ciclopassarela, será preciso apenas subir as rampas e atravessar pela nova estrutura. Portanto, o caminho de mais de 6 km será de apenas pouco mais de 200 metros.

As obras são da ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo. O objetivo é “beneficiar os ciclistas por meio de uma alternativa de acesso, estimulando a mobilidade ativa e a integração entre os modais”, de acordo com a empresa.

Segundo a ViaMobilidade, a construção da estrutura está em um pacote de investimentos de R$ 3,8 bilhões previstos para os três primeiros anos de concessão. As obras começaram a ser executadas pela Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), mas a concessionária herdou a estrutura incompleta e deu sequência ao projeto.

Previsão de inauguração

A previsão de inauguração da ciclopassarela é até o fim de agosto. Em junho deste ano, houve interdição da Marginal Pinheiros para a instalação da estrutura que passa sobre as pistas.

Por sua vez, o controle dos acessos será compartilhado. Assim, a Farah Service, responsável pela ciclovia, e a Reserva Parques, que cuida do Villa-Lobos, vão controlar as entradas e saídas, assim como o horário de funcionamento. Já a ViaMobilidade será responsável pela manutenção da infraestrutura.

Embora a ciclopassarela tenha sido construída para ligar a ciclovia ao parque, os passageiros da Linha 9-Esmeralda também serão beneficiados. Afinal, já existe uma passarela saindo da Estação Villa-Lobos Jaguaré, que terá ligação com a nova estrutura.

Assim, quem desembarca na estação hoje consegue acessar o parque. Com a inauguração das obras, o ciclista poderá também acessar a ciclovia diretamente, sem precisar dar a volta pela rua.

Hoje, a ciclovia do Rio Pinheiros conta com apenas sete acessos. Sendo dois entre as pontes Estaiada e do Jaguaré. Entre a Estação Granja Julieta da Linha 9-Esmeralda e a Avenida Miguel Yunes, existem outros cinco.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login