Conheça o influenciador que fala sobre metrôs e trens que tem quase 100 mil seguidores no Tiktok | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Conheça o influenciador que fala sobre metrôs e trens que tem quase 100 mil seguidores no Tiktok

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade . 24/06/2024
Mobilidade para quê?

Conheça o influenciador que fala sobre metrôs e trens que tem quase 100 mil seguidores no Tiktok

Saiba mais sobre o jovem que compartilha curiosidades e conteúdo sobre o mobilidade em suas redes sociais

4 minutos, 25 segundos de leitura

24/06/2024

Por: Fellipe Gualberto, especial para o Mobilidade

Influenciador de metrôs e trens Nicolas Sarubbi sorrindo enquanto visita o Tatuzão
Mostrando como funciona a escavação na Vila Formosa, compartilhando informações sobre mobilidade ou fazendo humor com o tema, é deste modo que Nicolas Sarubbi coleciona seguidores em suas redes sociais. Foto: Divulgação/Nicolas Sarubbi

“Um dia eu peguei a Linha 1-Azul do Metrô em um momento caótico. Por conta disso, chegando em casa, pensei: ‘Vou fazer um vídeo reclamando dela’. Sempre foi uma via que não gostei muito… Postei, com o objetivo de apenas meus amigos assistirem, mas ele acabou viralizando e as pessoas começaram a pedir minha opinião sobre outras linhas”. Foi assim que Nicolas Sarubbi, de 19 anos, caiu de paraquedas no mundo da mobilidade e se tornou influenciador, fazendo conteúdo sobre metrôs e trens.

O jovem, que faz faculdade de Administração, já recebeu convite para visitar as obras de expansão da Linha 2-Verde e conhecer o Centro de Controle e Operação (CCO) da Linha 4-Amarela. Hoje, o influenciador possui 84 mil seguidores no TikTok.

Leia também: Listamos 10 museus ferroviários que reúnem a história dos trens no Brasil

Sarubbi conta que sua família sempre preferiu o metrô para fugir do trânsito paulistano. No entanto, seu interesse por esse modal aumentou durante a pandemia. “Durante todo esse período, eu estava na adolescência, aquele momento em que você quer conhecer tudo. Mas, como estávamos passando por uma situação anormal, pensei: ‘Já que não posso sair com meus amigos, por que não pego os metrôs e trens em um horário mais vazio e passeio pelas próprias linhas?'”.

Além de fazer vídeos sobre trens e metrôs, o influencer também posta conteúdo sobre outros modais. Vídeo: Divulgação: @oisarubbi

A curiosidade de Sarubbi fez com que ele pesquisasse sobre mobilidade urbana e percorresse caminhos cada vez mais longos, explorando o transporte público da capital. “Eu pegava o metrô da Linha 2-Verde na Vila Madalena e ia parar em Mogi das Cruzes com a Linha 11-Coral, para além de conhecer a linha, também conhecer a cidade”, diz o influencer.

Identificação com o público e informação útil

Nicolas Sarubbi usa o metrô todos os dias da semana. Sua rotina, somada ao hobby de passear por outras linhas, fez com que o influenciador conhecesse grande parte dos desafios da população. “Eu imagino que as pessoas acabam se identificando com as situações que eu falo, já que justamente por eu gostar de andar pelas linhas, já passei por situações caóticas em todas elas”, ele resume.

Além dos vídeos de humor em que Sarubbi descreve as personalidades que cada linha teria ou faz piadas sobre os atrasos, o influenciador de metrôs e trens também produz conteúdo informacional. Em um vídeo com 307 mil visualizações, o jovem fala sobre as futuras estações da Linha 11-Coral, cita as possíveis datas de entrega e esclarece como funcionariam as integrações.

O conteúdo sobre futuras estações e sobre greves é o que mais viraliza na rede. Vídeo: Divulgação: @oisarubbi

Quando eu faço um vídeo falando de uma futura linha, que pode passar próximo a casa de uma pessoa que não tem nenhum desses transportes, eu penso que isso dá uma “esperança”, entende? Mas claro, eu sempre falo a realidade, que a linha não tem previsão de inauguração e que, até quando há previsão, se deve contar com o atraso.

Nicolas Sarubi, influenciador de metrôs e trens

Por fim, durante as negociações de greve deste ano, o Sarubbi também fez vídeos trazendo informações sobre o tema. “Muitas pessoas não sabem direito como acontecem essas paralisações. Por isso, um dos meus principais conteúdos acabou se tornando explicar e atualizar sobre essas greves e mudanças nos transportes”.

Viagens e visitas

A estação Vila Formosa, futura parada da Linha 2-Verde, terá 44 metros de profundidade e será a mais profunda da capital paulista. Nicolas Sarubbi foi convidado para visitar as obras e mostrar em um vídeo para seus seguidores como opera o Tatuzão, máquina que faz a escavação. “Conhecer esse lado escondido das estações de metrô foi uma experiência incrível, e até hoje não sei explicar direito a sensação de descer naquele poço.”

Ao mesmo tempo, o influencer também já visitou o Centro de Controle e Operação da Linha 4-Amarela e fez viagens para apresentar para seus seguidores o VLT da Baixada Santista, em Santos; o metrô do Distrito Federal, em Brasília; e o MetrôRio, VLT Carioca e BRT Carioca.

O plano de Sarubbi é conhecer metrôs em todo o Brasil, Vídeo: Divulgação: @oisarubbi

No futuro, Sarubbi planeja mostrar ainda outros modais para o seu público. “No Brasil, tenho muita vontade de conhecer o metrô de Belo Horizonte e Salvador, que parecem ser divertidos. Já no mundo, eu tenho um sonho de sair viajando, conhecendo os inúmeros tipos de transporte.

O metrô de Londres e a Linha 6 do metrô de Paris, que tem uma vista para a Torre Eiffel, estão na lista de desejos. No entanto, o influenciador de metrôs e trens afirma que “com certeza meu maior sonho é andar no Eurostar, um trem-bala que passa por baixo do oceano, ligando Londres até Paris”, afirma.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login