Iveco revela dados dos novos caminhões elétricos
Novos caminhões elétricos a bateria e a célula a combustível foram desenvolvidos pela Iveco e Nikola, mas parceria acabou neste ano
A Iveco revelou nesta quinta-feira (3) seus caminhões 100% elétricos após a separação da Nikola. Além disso, a marca italiana anunciou a chegada da versão elétrica do S-Way. Conforme a empresa, a novidade estreia na Europa até o fim deste ano. Ainda de acordo com a companhia, a autonomia do cavalo-mecânico será de até 500 km entre as recargas.
O nome do conjunto de baterias do S-Way é Iveco HD BEV. De acordo com a marca, dá para repor 80% da energia em cerca de 90 minutos em carregadores de 350 kW. Seja como for, o visual da versão elétrica é igual ao do caminhão com motor a diesel.
Porém, o S-Way elétrico tem motor elétrico que gera o equivalente a 645 cv. Portanto, supera em mais de 20% a do Cursor 13 do caminhão oferecido no Brasil, por exemplo. Na nova versão, o eixo traseiro é da FPT e está integrado ao motor elétrico.
Vale lembrar que os caminhões elétricos e a hidrogênio da Iveco foram desenvolvidos em conjunto com a Nikola. Mas, com o rompimento do acordo entre as duas marcas, por ora os novos modelos atendem apenas o mercado Europeu.
Iveco HD FCEV até 800 km
O Iveco HD FCEV, modelo elétrico a célula a hidrogênio, mantém o desenho, que é fruto da parceria com a Nikola. Porém, com o logo da Iveco. Dessa forma, para comportar os tanques de hidrogênio, o modelo tem uma área específica atrás da cabine.
Conforme a marca, o caminhão tem tanques para 70 kg de hidrogênio a 700 bar. Ou seja, é praticamente o dobro da pressão utilizada até então em modelos do tipo. Assim, no modelo batizado de HD FCEV, o hidrogênio é utilizado para gerar eletricidade por meio da célula. Por fim, essa energia a alimenta o motor elétrico, com potência de cerca de 544 cv. Segundo a Iveco, a autonomia pode chegar a 800 km.
Desenho mais aerodinâmico para o Iveco a hidrogênio
No visual, o Iveco HD FCEV tem dianteira diferente das demais versões. De acordo com a marca, isso também contribuiu para melhorar a aerodinâmica. Além disso, o cavalo-mecânico pode ser atrelado a um semirreboque de 16,5 metros de comprimento. Trata-se de uma regra válida nos países da Europa.
Da mesma forma, caminhões a célula a hidrogênio podem pesar até 4 toneladas a mais que equivalentes a diesel. pesados. Como resultado, a carga útil é de 24,7 t. Seja como for, a data de início das vendas do Iveco HD FCEV ainda não foi anunciado. Mas os testes em operações reais, na Suíça, Alemanha e França, começam ainda neste ano.
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