Achados e Perdidos: Mais de 135 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos de SP em 2023 | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Achados e Perdidos: Mais de 135 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos de SP em 2023

Por: Redação Mobilidade . 17/01/2024
Mobilidade para quê?

Achados e Perdidos: Mais de 135 mil objetos foram esquecidos nos transportes metropolitanos de SP em 2023

Entre os itens inusitados encontrados nos trens e estações, estão um lavatório, malas de viagem e carrinho de supermercado

3 minutos, 40 segundos de leitura

17/01/2024

Itens esquecidos foram deixados em algum trem ou estação. Foto: Divulgação / STM.

Muleta, lavatório, malas de viagem, carrinhos de bebê e de supermercado. Estes estão entre os mais de 135 mil objetos esquecidos nos transportes metropolitanos de São Paulo em 2023.

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), os objetos foram encaminhados entre janeiro e novembro para as Centrais de Achados e Perdidos (CAPs) das concessionárias de trem e metrô da Grande São Paulo.

Os itens campeões mais encontrados nas centrais foram documentos como cartões, RGs e bilhetes de transportes. Além disso, itens inusitados como brinquedos eróticos e até mesmo um pandeiro também estão na lista.

Por exemplo, entre janeiro e novembro de 2023, a Central de Achados e Perdidos da CPTM registrou 62.664 objetos esquecidos por passageiros. Desses, as centrais devolveram 19.760 para seus donos.

Já no Metrô, o balanço até novembro registrou 68.945 objetos recolhidos. A Central de Achados e Perdidos do Metrô cuida dos itens encontrados nas Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela (operada pela ViaQuatro) e 15-Prata. Do total de itens perdidos pelos passageiros este ano, 20.836 foram devolvidos.

Por sua vez, as centrais das concessionárias gerenciadas pela EMTU, que opera os ônibus metropolitanos na região, receberam aproximadamente 3.612 objetos e devolveram 250 itens.

A STM alerta que, para evitar a perda de objetos e documentos, os passageiros devem ficar atentos aos itens que estão sendo transportados e checar se estão com todos os seus pertences antes do desembarque. É importante também que os itens tenham sempre algum tipo de identificação, o que facilita a localização do proprietário e a devolução.

Procedimento das centrais

Segundo a STM, os documentos ficam guardados por 60 dias nas centrais do Metrô e da CPTM. Por sua vez, o prazo é de 90 dias na central das linhas da ViaMobilidade (5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda), assim como na CAP do Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira (Campinas), na central do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus-Jabaquara) e na dos ônibus e VLT da Baixada Santista.

Depois desse prazo, são entregues ao órgão emissor. Outros objetos são armazenados durante o mesmo tempo antes de serem doados a instituições ou para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSP).

Para as linhas metropolitanas que não operam no Corredor ABD, os passageiros devem entrar em contato diretamente com a empresa operadora.

Serviço: Centrais de Achados e Perdidos

CPTM – Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade

Local: Estação Palmeiras-Barra Funda
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados
Contato: 0800 055-0121 ou por e-mail.

Metrô – Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 4-Amarela e 15-Prata

Local: Estação Sé
Horário: segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, exceto feriados.
Contato: 0800-770 7722, ou pelo site do Metrô (Link) – Os passageiros também podem fazer consultas de documentos e objetos por meio destes canais.

ViaMobilidade – Linha 5-Lilás

A Central de Achados e Perdidos da Linha 5-Lilás fica na Estação Adolfo Pinheiro e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. Mais informações 0800-770-7106. Clique aqui e confira as regras de atendimento e o tempo de armazenamento dos objetos.

ViaMobilidade Linhas 8 e 9 

A Central de Achados e Perdidos das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda fica na Estação Osasco e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h. Mais informações 0800-770-7106.

EMTU

Central Achados e Perdidos Região Metropolitana de Campinas

Local: Terminal Metropolitano Prefeito Magalhães Teixeira
Endereço: R. Dr. Ricardo, 233 – Centro, Campinas
Horário de atendimento: das 8h às 12h, e das 13h às 17h, de segunda a sábado
Telefone: (19) 3231-8590

Central de Achados e Perdidos do Corredor ABD (EMTU/Next Mobilidade)

Local: Terminal Metropolitano Ferrazópolis
Endereço: Rua Pedro Henry, n.º 250 – Vila Olga, São Bernardo do Campo/SP
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telefone: (11) 4335-3232

Concessionária Internorte (Guarulhos e região)

Endereço: Rua Deputado Ulisses Guimarães 330 – Bairro Santo Agostinho / Guarulhos-SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 18h
Telefone: (11) 3377-3373

Central de Achados e Perdidos Baixada Santista

Endereço: Rua Francisco Emílio de Sá Júnior n° 335 Jóquei Clube- São Vicente
Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Vale do Paraíba/Litoral Norte

A Gerência Regional do Vale do Paraíba pode encaminhar o passageiro às operadoras que atendem a região pelo telefone (12) 3933-5628.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login