Como são escolhidos os números dos ônibus da cidade de SP | Mobilidade Estadão

Buscando sugestões para:


Publicidade

Como são escolhidos os números dos ônibus da cidade de SP

Por: Redação Mobilidade . 14/03/2024
Meios de Transporte

Como são escolhidos os números dos ônibus da cidade de SP

Segundo a SPTrans, os seis dígitos representam área de operação e tipo de linha

2 minutos, 24 segundos de leitura

14/03/2024

Além das letras e números, itinerários também são identificados pelo nome. Foto: Adobe Stock.

Quem já embarcou em um ônibus da capital paulista notou que os números das linhas são extensos. Segundo a SPTrans, que gerencia o sistema de transporte público municipal, os dígitos têm significados.

A codificação dessas linhas sempre possui seis dígitos. O primeiro representa a área de operação, os três seguintes alfanuméricos e um código adicional de dois dígitos representam o tipo de linha (base ou atendimento).

Assim, os números do ônibus definem se a linha tem ou não integração com o metrô. Além disso, dizem se o ônibus vai até o centro ou bairro e em qual área inicia e termina o trajeto.

Por exemplo, a linha 695T-10 tem ponto inicial na região sul da cidade. Neste caso do exemplo, além dos números, essa linha também recebe o nome de Terminal Capelinha – Metrô Vila Mariana, para a população identificar os destinos inicial e final. Assim como ocorre com todos os itinerários.

Já as linhas noturnas são identificadas pela letra N no início e, em seguida, o dígito correspondente à área de operação. Por sua vez, o código adicional é sempre o número 11. Por exemplo a linha N306-11.

Leia também: Quem pode solicitar passagens de trem, metrô e ônibus grátis em SP?

Áreas operacionais de São Paulo

A sopa de letrinhas fica mais clara com o detalhamento de alguns critérios. Um deles é que a cidade se divide em oito áreas operacionais. Todas são identificadas por cores, conforme consta no mapa abaixo:

  • Área: 1 – Noroeste
  • 2 – Norte
  • 3 – Nordeste
  • 4 – Leste
  • 5 – Sudeste
  • 6 – Sul
  • 7 – Sudoeste
  • 8 – Oeste
  • 9 – Central

Prefixo do ônibus

Além do número da linha, cada ônibus possui uma identificação. Portanto, na prática, é como se fosse o RG de cada veículo. Ao todo, estão em operação 1.303 linhas de ônibus na cidade de São Paulo. No total, há cerca de 11 mil ônibus em circulação na cidade.

De acordo com a SPTrans, o prefixo, número de identificação do ônibus, está localizado na frente, laterais, traseira e interior do coletivo. Assim, possui cinco algarismos.

Neste caso, o prefixo também segue uma lógica para ser definido. O primeiro identifica a área de operação. O segundo dígito identifica a operadora e os demais a numeração sequencial do veículo. Por meio dele as equipes da SPTrans conseguem identificar todas as informações sobre o veículo.

Assim, em uma ocorrência, o passageiro pode informar que estava no ônibus de prefixo 7 8378, por exemplo. Desse modo, a SPTrans consegue saber exatamente qual é o veículo. Além disso, é possível identificar quem era o motorista no momento do relato e buscar mais detalhes sobre o caso.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login