Nova moto aventureira da KTM terá transmissão semiautomática; veja como funciona
Modelo 2025 da 1390 Super Adventure terá câmbio automatizado para brigar com o DCT da Honda Africa Twin
Com o sucesso da tecnologia DCT em alguns modelos da Honda, outros fabricantes estão investindo em transmissões automáticas para motos. Depois da alemã BMW, que recentemente anunciou um câmbio “automatizado”, a austríaca KTM também exibiu um protótipo da sua nova moto aventureira com uma transmissão automática.
O protótipo, batizado de AMT (de Automated Manual Transmission), participou da prova de enduro Erzbergrodeo, na Áustria, no início de junho. Apesar de a KTM chamar o protótipo de AMT, suspeita-se que o modelo dá pistas de como será a nova 1390 Super Adventure.
Embora se assemelhe às imagens da nova moto aventureira da KTM capturadas no início deste ano, o modelo se diferia em um aspecto fundamental. A moto que teve as imagens vazadas na internet não tinha alavanca de embreagem.
Um disfarce de camuflagem incorporava as letras “AMT” (de Automated Manual Transmission para transmissão manual automatizada). Botões “Up” e “Down” montados no guidão e operados pelo polegar e indicador esquerdos eliminam as dúvidas sobre a inovação tecnológica do protótipo.
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Os vídeos, publicados em redes sociais, mostram o bicampeão mundial de enduro Johnny Aubert enfrentando o Iron Road Prologue no protótipo AMT. O piloto francês demonstra as capacidades off-road do modelo com fotos cuidadosamente selecionadas, para destacar o punho esquerda sem manete.
Como funciona o câmbio automático da KTM
No início de 2023, a imprensa encontrou pedidos de registros de patente, feitos pela KTM, de uma transmissão semiautomática. Os documentos, que incluíam desenhos que mostravam até os números de algumas peças, revelaram que a maior parte da caixa de câmbio semiautomática é compartilhada com a versão manual.
Entretanto, existe um atuador para mover o tambor seletor de marchas. Além disso, há uma lingueta para oferecer uma opção “estacionamento”, travando a transmissão para que a moto não caia do suporte quando você estaciona em uma descida.
A eletrônica do sistema de câmbio permite que ele opere nos modos automático ou semiautomático. Diferentemente dos projetos da BMW e da Honda, a patente diz que a transmissão usa uma embreagem centrífuga para conectar o motor e a caixa de câmbio.
Além de parecer uma scooter, bastando acelerar, o sistema criado pela KTM elimina a necessidade de um atuador de embreagem adicional e seus componentes eletrônicos associados. As trocas podem ser feitas no pedal ou nos gatilhos no punho, mas o condutor não precisa se preocupar em acionar a embreagem.
Contudo, também significa que, em repouso, a embreagem vai para a posição desengatada. Por isso, a necessidade de um mecanismo de travamento dentro do câmbio, pois não há como simplesmente deixar a moto engatada na hora de estacionar.
Embora já se conheça detalhes da transmissão, a KTM ainda não fez nenhum anúncio oficial. No entanto, a fabricante austríaca criou um site, com imagens do protótipo em ação. Também há um temporizador até a data oficial de lançamento, em 24 de setembro.
A nova moto com transmissão semi automática da KTM deve ser a 1390 Super Adventure. A bigtrail chega reformulada e mais moderna para brigar com a Honda Africa Twin 1.100 e a BMW R 1300 GS.
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