Cidade do Reino Unido torna-se a primeira a utilizar IA para viagens de ônibus | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Cidade do Reino Unido torna-se a primeira a utilizar IA para viagens de ônibus

Por: Erick Souza . 19/07/2024
Inovação

Cidade do Reino Unido torna-se a primeira a utilizar IA para viagens de ônibus

Plataforma utiliza tecnologia para otimizar tempo de viagem e aumentar confiabilidade no serviço

1 minuto, 49 segundos de leitura

19/07/2024

ônibus de Manchester, no Reino Unido
De acordo com previsão da empresa gerenciadora do serviço, uso da plataforma deve aumentar em 30% número de usuários de ônibus até 2030. Foto: Divulgação/TFGM


A região da Grande Manchester, no Reino Unido, receberá uma plataforma de otimização de desempenho na rede de ônibus da cidade. O sistema utiliza inteligência artificial (IA) e análise de dados do serviço de transporte público para propor ações de otimização da operação. A implementação da tecnologia faz parte da Estratégia de Ônibus da Grande Manchester, anunciada no ano passado.

Leia mais: Operadoras de ônibus no Reino Unido firmam parceria com empresa de inteligência artificial

Desenvolvida pela CitySwift, a plataforma de otimização de desempenho fornece aos operadores e autoridades de transporte recomendações e previsões baseadas na leitura de informações do serviço. A tecnologia é programada para entregar serviços eficientes, confiáveis ​​e sob demanda.

De acordo com a Transport for Greater Manchester (TfGM), órgão do governo local responsável pelo transporte na região da Grande Manchester, o uso da tecnologia deve aumentar o número de usuários de ônibus. A expectativa prévia da organização é de, inicialmente, ter um aumento de 30% no número de usuários de ônibus até 2030, em relação aos níveis de 2022 e 2023.

Em números totais, isso equivale a quase 50 milhões de viagens de ônibus adicionais anualmente. A região metropolitana de Manchester abrange oito distritos metropolitanos e duas cidades, com uma população equivalente a 2.6 milhões de habitantes.

Rede de ônibus no Reino Unido

Para o órgão, o uso da plataforma poderá facilitar esse resultado. Com a tecnologia, a TfGM terá acesso aos dados de desempenho de toda a Bee Network, a rede de transporte integrada da Grande Manchester. Essas informações poderão ajudar, por exemplo, a identificar tendências e pontos problemáticos do serviço.

“Podemos então usar essas informações para priorizar melhorias e oferecer um serviço melhor para os passageiros”, afirma Catherine Towey, líder sênior de franquias de ônibus na TfGM. A rede Bee Network inclui viagens feitas em trens, bondes e ônibus da região. Ao todo, cerca de 5,6 milhões de viagens são realizadas nas estradas que passam por Manchester e cidades vizinhas.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login