Cuidados com a moto: o que dá para fazer em casa
Veja cinco coisas que você pode fazer na garagem, sem ser um especialista em mecânica
Muitos motociclistas são tão apaixonados por sua moto que querem cuidar dela em casa. Como têm motor, suspensões, rodas e praticamente toda a parte mecânica aparentes, isso é possível. Há diversos cuidados com a sua moto que dá para fazer em casa mesmo.
“Existem algumas checagens básicas que o motociclista mesmo pode fazer na sua moto para garantir segurança, durabilidade e economia com as manutenções regulares”, destaca o analista de Marketing da Blokton, rede de concessionárias Honda no Paraná, Marlon Cristiano.
Existe até mesmo um método, criado pela Honda, como um complemento doméstico à manutenção periódica. Conhecido pela sigla P-CLOC, o método reúne cinco cuidados básicos que qualquer motociclista pode, e deve, ter com a sua moto.
Cada letra do acrônimo P-CLOC representa um aspecto crítico da manutenção, explica Cristiano. Os cinco pontos são: pneus, comandos, luzes (parte elétrica), óleo (e combustível) e corrente de transmissão.
A abordagem P-CLOC funciona como um complemento doméstico à manutenção periódica, de acordo com a Honda. Confira os cinco cuidados básicos para manter sua moto em boas condições, sem precisar ser um especialista em mecânica.
P – verificação dos pneus
A primeira etapa envolve a inspeção dos pneus. Confira se estão com a pressão correta, preferencialmente, enquanto ainda estiverem frios. Os pneus precisam ser calibrados, no mínimo, a cada 15 dias. Aproveite também para monitorar o desgaste da banda de rodagem e substituir quando chegar ao T.W.I..
C – checagem dos comandos
O primeiro “C” da estratégia P-CLOC refere-se aos comandos da moto. Checar a folga mínima necessária nos comandos de freio e embreagem, ajustando conforme a preferência de uso e aplicando lubrificante, se necessário. Para os freios, inspecione as pastilhas e o nível do fluido no reservatório. Fique atento à ruídos quando acionar os freios; podem indicar desgaste excessivo de pastilhas ou lonas.
L – parte elétrica
A parte elétrica é fundamental para a segurança. Então, antes de rodar, verifique se a lanterna, luz de freio, piscas e farol alto e baixo estão operando corretamente. Não instale equipamentos ou acessórios não recomendados pelo fabricante, pois podem causar danos ao sistema elétrico.
O – nível do óleo e combustível
Verifique o nível de óleo da moto em superfície nivelada e com o motor frio. Ficar atento aos intervalos recomendados para a troca de óleo, pois este é fundamental para o desempenho adequado do motor. Caso não utilize a moto com frequência, também é importante checar o combustível regularmente.
C – corrente de transmissão
O segundo “C” refere-se à corrente de transmissão. Neste caso, é um convite a consultar o manual do proprietário que indica os padrões de ajuste e substituição da corrente. Confira se a corrente está adequadamente tensionada e, ao realizar a limpeza, use preferencialmente óleos de transmissão SAE 80 ou 90 para lubrificar. Embora muitos usem produtos derivados de petróleo, como thinner, para a limpeza, não faça isso. Esses produtos prejudicam a durabilidade e o bom funcionamento da corrente.
Revisão da moto
De acordo com o analista da Blokton, realizar essas verificações básicas em casa pode significar a diferença entre uma viagem segura e um imprevisto perigoso.
“Motociclistas que não adotam esse tipo de inspeção preventiva estão sujeitos a custos maiores na manutenção periódica na concessionária e a riscos aumentados de acidentes”, diz o especialista.
Entretanto, o representante da concessionária Honda faz questão de alertar que o cuidado em casa não dispensa a manutenção preventiva. Ou seja, realizar as revisões programadas pelo favbricante dentro do prazo.
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