Cartão Fidelidade do Metrô, descubra como pagar menos em suas passagens
Se trem e metrô são os únicos meios de transporte que usa diariamente, esse modo de pagamento pode ser vantajoso
Os trens e metrôs de São Paulo possuem tarifa de R$ 5 desde janeiro de 2024. No entanto, com o Cartão Fidelidade do Metrô e da CPTM, uma pessoa consegue usar esses modais pagando apenas R$ 4,34. Com um sistema de cotas, esse método de pagamento fornece descontos no transporte sobre trilhos.
Ficou interessado e quer saber como economizar nas suas passagens diárias? Sendo assim, continue a leitura deste texto. Criamos um guia para te ajudar a criar o seu Cartão Fidelidade e descobrir quanto você pode economizar.
Leia também: Apple Pay pode recarregar Bilhete Único; saiba como
Quanto posso economizar com o Cartão Fidelidade do Metrô?
O Cartão Fidelidade usa um sistema de cotas em sua recarga. Assim, os usuários devem escolher entre comprar 8, 20 ou 50 passagens de uma única vez, e não é possível fazer depósitos de valores variáveis.
Confira na tabela abaixo quais seriam os valores pagos por um passageiro que usa o Bilhete Único ou paga com dinheiro em espécie — e tem o preço constante de R$ 5 em cada passagem — e por uma pessoa que usa o Cartão Fidelidade.
Quantidade de viagens | Custo com Bilhete Único ou dinheiro em espécie | Custo com Cartão Fidelidade | Valor de cada passagem com Cartão Fidelidade |
8 | R$ 40 | R$ 37 | R$ 4,63 |
20 | R$ 100 | R$ 90 | R$ 4,50 |
50 | R$ 250 | R$ 217 | R$ 4,34 |
Ao fazer uma recarga de 50 viagens, por exemplo, uma pessoa gastará R$ 33 a menos com o Cartão Fidelidade do Metrô do que gastaria pagando sua passagem com Bilhete Único, dinheiro em espécie ou outra forma de pagamento.
Por fim, se usar o transporte sobre trilhos para ir e voltar do trabalho todos os dias, uma pessoa fará, em média, 44 viagens no mês, se levarmos em conta que os meses têm, em média, 22 dias úteis. Nesse caso, a recarga de 50 passagens renderia uma economia de R$ 33 todos os meses.
Clique aqui para baixar o Mapa do Transporte Metropolitano de São Paulo
Como fazer meu Cartão Fidelidade?
Atualmente, todos que desejam um Cartão Fidelidade devem fazer a solicitação na Estação Sé do Metrô. O Posto Fidelidade de Atendimento, responsável pela emissão do cartão, funciona todos os dias da semana, das 6 às 22 horas.
É necessário apresentar um documento oficial com foto e preencher um cadastro para criar o seu cartão. Por fim, o custo de aquisição desse meio de pagamento é de R$ 2. Além disso, é necessário fazer uma recarga de no mínimo oito viagens após a criação.
Onde fazer recargas?
Você pode recarregar seu Cartão Fidelidade nas cabines de recarga do Bilhete Único das estações do Metrô. No entanto, apenas algumas estações específicas oferecem esse serviço. Confira:
- Linha 1- Azul: Tucuruvi, Santana, Paraíso, Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Conceição e Jabaquara;
- Linha 2-Verde: Sumaré, Brigadeiro, Paraíso, Ana Rosa, Chácara-Klabin, Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente;
- Linha 3-Vermelha: Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Carrão, Tatuapé, Sé e Palmeiras-Barra Funda;
- Linha 4-Amarela (usando as cabines da ProData): Butantã, Pinheiros, Paulista, Higienópolis-Mackenzie e São Paulo-Morumbi;
- Linha 5-Lilás: Todas as estações;
- Linha 15-Prata: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.
O que fazer se o meu Cartão Fidelidade quebrar ou for perdido?
Se o seu Cartão Fidelidade for furtado, quebrado, parar de funcionar ou tiver outro problema, ligue para o número 156 ou vá até o Posto Fidelidade de Atendimento, na Estação Sé. Para receber atendimento e tirar uma segunda via, é necessário portar um documento com foto.
Por fim, “a taxa para emissão de segunda via é equivalente a sete tarifas unitárias do sistema de ônibus municipal da cidade de São Paulo, e o prazo para entrega é de 72 horas”, de acordo com o Metrô.
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários