Eleições 2024: capitais oferecem transporte público gratuito durante segundo turno | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Eleições 2024: capitais oferecem transporte público gratuito durante segundo turno

Por: Erick Souza . Há 1 dia atras
Mobilidade para quê?

Eleições 2024: capitais oferecem transporte público gratuito durante segundo turno

Confira as cidades que oferecerão passe livre aos eleitores durante eleições

6 minutos, 0 segundos de leitura

21/10/2024

Por: Erick Souza

ônibus com ar-condicionado em SP
Até o momento, apenas três capitais ainda não anunciara oficialmente como deverá funcionar o esquema de transporte público durante o segundo turno. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

O segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece no dia 27 de outubro, no domingo. Ao todo, eleitores de 15 capitais brasileiras retornarão às urnas para decidir por um representante neste dia. Assim como anunciado durante o primeiro turno, algumas dessas cidades irão oferecer transporte público gratuito para os eleitores, como maneira de garantir a participação dos cidadãos.

Ao menos 51 cidades terão segundo turno no próximo domingo. Assim como no primeiro, o horário adotado para todos os locais será o de Brasília, das 8h às 17h. Cidades como Campo Grande, Cuiabá, Manaus e Porto Velho, por exemplo, terão as urnas abertas das 7h às 16h no horário local.

Confira a lista atualizada de capitais com transporte público gratuito no dia 27:

São Paulo (SP)

As linhas da CPTM e do Metrô estarão com passagem gratuita no dia 27 de outubro, das 6h às 20h. “Não será necessário apresentar título de eleitor nem comprovante de votação”, afirma a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) em nota.

Ao mesmo tempo, as Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaQuatro e ViaMobilidade, também contarão com tarifa zero durante o segundo turno, das 6h às 20h.

O segundo turno das eleições ocorre em um domingo, por isso, será possível contar com a habitual tarifa zero nos ônibus de São Paulo.

Leia mais: Transporte público gratuito em São Paulo no segundo turno das eleições? Saiba como irá funcionar

Aracaju (SE)

O transporte coletivo de Aracaju terá tarifa zero ao longo de todo o dia 27 de outubro, conforme decisão aprovada no dia 2 de outubro. A regra acompanha a orientação do Supremo Tribunal Federal e também está em atendimento a lei 6.603/24.

Belém (PA)

Entre as 4h da manhã às 23h59 do domingo de eleiçoes, os terminais, estações e paradas de ônibus de Belém terão acesso liberado. A operação gratuita das linhas municipais foi assegurada pelo Decreto Municipal Nº 112.424, divulgado no dia 27 de setembro.

Belo Horizonte (MG)

O Governo de Minas Gerais publicou ainda em setembro um informe de que todo o transporte coletivo intermunicipal urbano ou metropolitano será gratuito durante as eleições. Os ônibus convencionais e suplementares operarão em passe livre das 00h às 23h59. A decisão tem apoio na Emenda Constitucional nº 115, de 12/7/2024.

Assim como anunciado durante o primeiro turno, o Metrô BH também vai operar gratuitamente no domingo, 27. De acordo com a empresa gerenciadora do serviço, a operação irá ocorrer das 5h15 às 7h, com intervalo entre as viagens de 15 minutos. Depois, das 7h às 18h, os trens irão circular a cada 10 minutos; e, das 18h às 23h, a oferta ocorrerá a cada 15 minutos.

De acordo com a empresa, passageiros que utilizam o Aplicativo Bipay, cartões de crédito, débito ou dinheiro terão sua passagem unitária do metrô validada por funcionários nas estações. Os demais usuários devem acessar a plataforma normalmente.

Campo Grande (MS)

De acordo com decreto publicado na quinta anterior ao início das eleições, no dia 3, as linhas de ônibus devem operar de maneira gratuita. O texto ainda estabelece que a frota rode com a mesma frequência, itinerários e número de veículos oferecidos durante os dias úteis.

Curitiba (PR)

De acordo com o decreto 1588/2024, o transporte coletivo em Curitiba será gratuito no próximo domingo, durante o segundo turno das eleições municipais. Conforme a prefeitura, a medida será aplicada do primeiro ao último horário das 242 linhas de ônibus da capital. As exceções são a Linha Turismo, que percorre os pontos turísticos e funcionará com pagamento de tarifa de R$ 50, e os madrugueiros. Os ônibus funcionarão com tabela de sábado e não haverá necessidade de apresentação de título de eleitor.

Fortaleza (CE)

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou no início de outubro o projeto que garante a gratuidade no transporte público da cidade. Assim como no primeiro turno, os eleitores terão acesso gratuito aos ônibus no dia 27 de outubro, entre 5h e 18h. De acordo com a Câmara, a gratuidade será garantida aos eleitores nos ônibus, terminais de integração e estações de corredores de ônibus.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) também afirmou preparar uma programação especial para o dia de eleição, com acréscimo de frota. Conforme a empresa, o sistema deverá contar com reforço de 25 ônibus nos terminais. Com o acréscimo, o serviço terá 873 veículos.

Goiânia (GO)

De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), em Goiânia e na Região Metropolitana o transporte público será gratuito no domingo. Os ônibus funcionarão entre 4h30 e 00h30 do dia das votações.

João Pessoa (PB)

De acordo com o Governo da Paraíba, os eleitores que precisam votar em outro município paraibano terão direito à gratuidade nos transportes coletivos. A regra inclui a região metropolitana de João Pessoa (Bayeux, Santa Rita e Cabedelo); e os transportes intermunicipais e hidroviário, entre Cabedelo, Lucena (Costinha) e Santa Rita (Forte Velho). A prefeitura ainda não confirmou se haverá transporte gratuito dentro da cidade.

Manaus (AM)

A Prefeitura de Manaus anunciou na segunda-feira, 21, que os eleitores contarão com transporte público gratuito durante o segundo turno. Ao todo, serão 1.142 ônibus disponíveis para o deslocamento dos eleitores das 4h às 18h.

Natal (RN)

Seguindo a Resolução nº 23.736, de 27 de fevereiro de 2024, emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Prefeitura de Natal manterá o transporte público gratuito durante o segundo turno das eleições municipais. Assim como durante o primeiro turno, o serviço terá a mesma frota e horários de um dia normal de operação.

Palmas (TO)

Em Palmas, o sistema de transporte público já conta com serviço gratuito aos finais de semana.

Porto Alegre (RS)

De acordo com o Governo do Rio Grande do Sul, o Estado contará com passe livre no transporte público durante o segundo turno das eleições municipais. O anúncio segue o Decreto 57.816/2024, publicado no início de outubro.

O transporte metropolitano terá gratuidade entre as 7h e as 18h do domingo, 27. Segundo o governo do Estado, as concessionárias devem garantir o transporte urbano com frequência mínima de horários, com tabela semelhante à dos dias úteis.

O texto assegura a oferta gratuita do serviço, gerenciado pelo Sistema Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros (SETM) e o Sistema Intermunicipal de Longo Curso (STLC).

Sem anúncio oficial

Até o momento, as cidades de Curitiba (PR), Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO) ainda não anunciaram oficialmente como funcionará o sistema de transporte público durante o segundo turno. Durante o primeiro turno, o transporte coletivo em 23 municípios da Região Metropolitana de Curitiba funcionaram gratuitamente. Em Porto Velho, também, todas as linhas de ônibus ficaram disponíveis gratuitamente, entre as 6h às 18h do dia 6.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login