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10 propostas de Cristina Graeml (PMB) para a mobilidade urbana de Curitiba

Por: Erick Souza . Há 3 dias
Mobilidade para quê?

10 propostas de Cristina Graeml (PMB) para a mobilidade urbana de Curitiba

Propostas incluem adoção de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e construção de prédios sobre os terminais de ônibus

3 minutos, 26 segundos de leitura

23/10/2024

10 propostas de Cristina Graeml (PMB) para a mobilidade urbana de Curitiba
Candidata à prefeitura de Curitiba também propões um novo sistema de tarifa no transporte público, equivalente à quilometragem percorrida pelo usuário. Foto: Reprodução/facebook.com/cristina

Os curitibanos retornarão às urnas neste domingo, 27, para definir as eleições municipais de 2024. A disputa agora está entre Cristina Graeml (PMB) e Eduardo Pimentel (PSD). Graeml também é jornalista, com atuação em veículos como a RPC, filiada à Rede Globo no Paraná, e Jovem Pan News.

Leia também: 10 propostas de Eduardo Pimentel (PSD) para a mobilidade urbana de Curitiba

Analisamos o plano de governo da candidata para saber mais sobre as propostas para a mobilidade urbana de Curitiba. De acordo com a gestão, o documento de 65 páginas foi elaborado em colaboração com uma equipe de voluntários e coordenação do vice-prefeito, Jairo Ferreira Filho, também do PMB.

Confira dez das propostas da candidata para a mobilidade urbana de Curitiba:

Passagem proporcional

Uma das principais propostas diz respeito à passagem proporcional do serviço de transporte público. Neste modelo de cobrança, a passagem de ônibus deverá ser feita de acordo com a distância percorrida pelos usuários do serviço. Conforme o texto, a medida tem como objetivo incentivar o uso racional do transporte.

A proposta também acrescenta um modelo de integração temporal, que permite aos usuários múltiplas viagens com uma única tarifa em um determinado período de tempo não especificado no projeto.

Corredores exclusivos para motoboys

Para aumentar a segurança e eficiência nas entregas, conforme explicado na proposta, a candidata pretende criar corredores exclusivos para motoboys na cidade. O projeto não detalha sobre as obras.

Veículo Leve sobre Trilhos

O plano da gestão da candidata afirma que o projeto de VLT em Curitiba será o principal foco para a modernização do transporte público e coletivo da cidade. De acordo com o texto, o modal será integrado a outros sistemas de transporte, como ônibus e ciclovias. A proposta não traz mais detalhes sobre o projeto.

Prédios sobre terminais de ônibus

Graeml propõe a construção de prédios sobre terminais de ônibus, em parceria público-privada (PPP). Conforme o plano, os prédios terão andares destinados a estacionamento ou salas comerciais. Assim como explicado no texto, a proposta pretende otimizar o uso dos espaços urbanos para gerar mais receitas para a cidade.

Limites de velocidade

A candidata pretende padronizar os limites de velocidade nas vias urbanas de Curitiba com apenas duas faixas: para vias principais, o texto estabelece um limite de 60 km/h; e para áreas residenciais com maior tráfego de pedestres, 40 km/h.

Bicicletas e pedestres

De acordo com o plano de governo, Graeml pretende ampliar a infraestrutura para ciclistas e pedestres. Além disso, a candidata também quer incentivar a produção local com a criação de zonas francas para fabricação e redução de impostos sobre as bicicletas e seus acessórios.

Semáforos inteligentes

A proposta de modernização do sistema semafórico da cidade inclui a adesão de semáforos inteligentes. Com os novos semáforos, a candidata pretende automatizar os ajustes de tempos de sinalização com base no fluxo de veículos. Conforme o texto, o sistema também poderá permitir que os veículos possam virar à direita no sinal vermelho.

Aplicativo de monitoramento

Dentro da categoria de Tecnologia e Inovação na Mobilidade, a candidata propõe o desenvolvimento de um aplicativo para acompanhamento dos veículos do transporte público. Com a plataforma, os usuários poderão monitorar em tempo real o horário de chegada dos ônibus e acessar informações sobre os serviços de transporte público.

Educação de trânsito

A candidata também pretende aumentar o investimento em educação no trânsito. Segundo a proposta, o objetivo é utilizar 10% da arrecadação de multas para campanhas educativas, palestras e ações de conscientização.

Tecnologia na fiscalização

O projeto de governo afirma que haverá uma atualização na disposição de todos os radares de trânsito da cidade. Segundo o texto, a fiscalização terá foco na segurança viária e não na arrecadação.

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