Conheça as 5 viagens de trem mais lindas do mundo
Premiação levou em consideração votação de leitores; confira a lista
As clássicas viagens de trem têm ganhado mais adeptos pelo mundo. Aqui no Brasil, trajetos entre os Estados ou roteiros turísticos embalados por músicas regionais voltaram a operar nos últimos anos. Para selecionar algumas das melhores viagens de trem, a revista Travel + Leisure lançou mais uma edição da sua famosa lista de melhores do mundo, organizada de acordo com a votação de leitores.
A premiação World’s Best Awards (Prêmio Melhores do Mundo, em tradução livre) classifica uma série de categorias com base no voto, incluindo melhores destinos turísticos, melhores aeroportos ou, até, melhores ilhas no mundo. Para ranquear as viagens de trem mais bonitas do mundo, a revista solicitou aos leitores que avaliassem seis critérios: acomodações, comida, serviço, itinerários, destinos e valor.
De acordo com a revista, cada característica recebeu uma nota dos entrevistados entre uma classificação de excelente, acima da média, média, abaixo da média ou ruim. As pontuações finais marcam a média dessas respostas.
A lista final reuniu cinco trens norte-americanos e europeus, com viagens que variam de diversas noites a passeios de uma única tarde. Confira a lista das cinco melhores viagens de trem do mundo:
5 – Royal Canadian Pacific
Autointitulado “melhor trem de luxo do mundo”, o Royal Canadian Pacific oferece um diversificado pacote de viagens de luxo pelo Canadá. Com experiências que incluem passeios pelas montanhas rochosas da região, ao centro de uma das maiores cidades do país, Vancouver, a Royal Canadian marcou a média de 85,67 pontos na avaliação dos leitores da Travel + Leisure.
Os serviços a bordo incluem refeições diárias, arrumação das comodidades e guia especializado pelas regiões exploradas. As opções de luxo ainda incluem equipe culinária com chefs e cardápios exclusivos.
Leia também: Quanto custa viajar de trem-bala? Veja os valores de 3 destinos
4 – Napa Valley Wine Train
Com vagões pela região vinícola da Califórnia, nos Estados Unidos, o Napa Valley Wine Train oferece um passeio pela produção do vinho. Com cerca de 14 roteiros e viagens diferentes em dois trens, o Wine Train (ou trem do vinho, em tradução livre) possui viagens com almoços e jantares elegantes, com direito a degustação de rótulos produzidos na região.
Os leitores avaliaram a viagem com 86,50 pontos, em média.
3 – Rocky Mountaineer
Explorar as montanhas do Canadá em trens com vista panorâmica garantiu ao Rocky Mountaineer a terceira posição na lista. Com 87,37 pontos, o trajeto com origem em Vancouver oferece diversos pacotes de viagem para explorar as montanhas rochosas do país.
Com ao menos três viagens ferroviárias exclusivas, o trem oferece modelos com cúpula de vidro, área de visualização ao ar livre e opções de refeição gourmet a bordo.
2 – British Pullman, a Belmond Train
Sediado no Reino Unido, o British Pullman é um trem da marca Belmond. O primeiro vagão Pullman entrou em serviço em 1874, nos Estados Unidos. De acordo com a empresa, o modelo britânico veio depois, com vagões que datam da década de 1920. Ao longo de todos esses anos, o trem se manteve fiel ao ritual histórico, com passeios com chá e champanhe, cruzando regiões históricas do país.
Para os leitores da Travel + Leisure, o trem oferece um serviço, no geral, de 91,11 pontos. O trem ainda oferece passeios temáticos, com eventos como o Murder Mystery Lunch, uma espécie de jogo encenado, em que vagões ornamentados fornecem o cenário de fundo da trama.
1 – Venice Simplon-Orient-Express
O Venice Simplon-Orient-Express, que fechou a premiação com 92,75 pontos, de acordo com os leitores, é um dos trens mais famosos do mundo. Com rotas variadas que incluem passeios de uma noite ou uma travessia por parte do continente, o Expresso do Oriente tem bilhetes que podem ultrapassar os R$ 100 mil.
A hospedagem conta com suítes e cabines históricas, com decoração clássica que remete à década de 1920. Ao longo da viagem, os passageiros são servidos com jantares gourmet e grandes cafés da manhã. Um dos leitores da revista, junto com seu voto, ainda escreveu que a viagem é “[o] epítome da elegância e glamour!”
Quer uma navegação personalizada?
Cadastre-se aqui
0 Comentários