Free flow no Paraná: saiba onde fica e como pagar?
Primeiro pórtico do Estado está em fase de testes e tem previsão de receber 16 mil veículos por dia
O primeiro pórtico de free flow no Paraná foi inaugurado em fase de testes. O sistema de pedágio sem cancela está instalado no quilômetro 138 da BR-277, localizado na cidade de São Luiz do Purunã. De acordo com Sergio Santillán, diretor-presidente da Via Araucária, o pórtico deverá ter um fluxo de aproximadamente 16 mil veículos, quando estiver em operação oficial.
A estimativa é de que entre 38% a 40% dos veículos que passem pelo pórtico no futuro sejam comerciais. A instalação do sistema é uma parceria da empresa Velsis, especializada em tecnologia de mobilidade, e a Via Araucária.
Pelo fato de pórtico de passagem do sistema free flow ainda estar em fase de testes, os usuários continuam pagando a tarifa normalmente na praça de pedágio com cancela. Conforme Renato Moretti, superintendente de Concessionárias e Rodovias da Velsis, a concessionária não tem obrigação contratual de implantar um sistema free flow na rodovia. Sendo assim, ainda não há uma previsão exata de quando o pórtico estará em funcionamento pleno, nem uma estimativa de até quando a fase de testes deverá durar.
De acordo com Moretti, durante a fase de teste o sistema irá realizar a coleta das passagens dos veículos, mas o principal objetivo é poder ter a operacionalidade da função e validação toda a cadeia do dado.
“Desde quando o veículo passar no pórtico, o sistema vai fazer a leitura da tag, também será possível verificar como vai funcionar o envio em caso de não existência da tag, etc.”, afirma.
“A concessionária tem um apoio muito forte de inovação e isso nos permitiu que pudéssemos instalar o sistema pra desenvolver a tecnologia”, explica o superintendente. A tecnologia implementada também é resultado de uma parceria da Velsis com a Q-Free, empresa norueguesa de sistema free flow. “A Velsis adequou a solução aos requisitos brasileiros de operação de um sistema free flow”, conta.
Sistema free flow
Os pórticos do sistema free flow podem ser equipados com câmeras, equipamentos de scanners 3D, sensores e antenas, por exemplo. Todo esse equipamento serve para identificar a passagem de um veículo, captado por meio de uma identificação por radiofrequência (RFID) via TAGs dos veículos. O sistema também pode utilizar câmeras com reconhecimento óptico de caracteres (OCR) para ler as placas.
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As tags do sistema free flow funcionam como uma etiqueta eletrônica. Essa ferramenta de identificação permite o pagamento automático de pedágios sem a necessidade de parar o veículo em um pórtico. Graças ao equipamento tecnológico, o sistema também funciona durante a noite ou em condições de baixa visibilidade.
A tecnologia consegue medir a altura, largura e quantidade de eixos de cada veículo. Por isso, ela é capaz de identificar cada tipo de veículo e aplicar o pedágio de maneira específica.
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