“Nosso negócio é bike. É mobilidade”, diz Rodrigo Del Claro, CEO de seguradora especializada em bike
Holding de serviços para ciclistas chega ao sexto ano com operação consolidada; empresa lança contratação de seguro totalmente pelo WhatsApp
![clube santuu-rodrigo rodrigo e sua bicicleta parados no meio de uma ciclovia em São Paulo](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/clube-santuu.jpg.webp)
Após largar o mercado executivo, Rodrigo Del Claro, de 48 anos, decidiu tentar um sonho. Apaixonado pelo ciclismo, Rodrigo cansou da rotina estressante que tinha em um banco e abriu o Clube Santuu, focado em oferecer serviços e facilidades aos usuários de bikes. Em seguida, escolheu um carro-chefe: seguros especializados em bicicletas.
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“Eu tive um sinistro com uma seguradora e foi uma péssima experiência”, conta o CEO. Com base nas próprias experiências, ele sabia o que faltava no setor e decidiu oferecer esse serviço. Após seis anos de operação, o Clube Santuu tem estrutura consolidada, com cerca de 45 funcionários e planos de expansão.
No início de 2025, a plataforma lançou mais uma inovação, a contratação de seguros 100% por WhatsApp. “Se a pessoa não quiser nenhuma interação humana, não precisa ter”, ele explica. Mesmo assim, Rodrigo afirma que tudo é realizado por pessoas, que ficam do outro lado da plataforma atendendo aos pedidos.
Confira, a seguir, a entrevista com Rodrigo Del Claro.
O que é o Clube Santuu?
Clube Santuu é um clube de serviços para o ciclista. É uma empresa 100% focada e especializada em bicicleta, com vários serviços e produtos que atendem basicamente o ciclo de vida do ciclista. Desde o momento que ele quer comprar uma bicicleta até quando quer andar com os amigos ou quer uma manutenção.
Qual é o carro chefe do negócio?
É o seguro, somos uma “seguradora”, que é o MGA (Managing General Agent, em português Agente Administrativo Geral). Mas a empresa também tem o SOS Mecânico na ciclovia aqui do Rio Pinheiros. Para isso, temos seis mecânicos que ficam circulando e atendendo os ciclistas em necessidades emergenciais. Já tivemos no Rio de Janeiro, uma operação grande em Niterói, mas esse ano não tem mais. Já tivemos também na Faria Lima.
Aí tem eventos. A pedalada da Shimano Fest, hoje acho que é a maior de São Paulo. A empresa leva seis mil pessoas todos os anos para andar de bicicleta pela cidade, a gente já tá no quinto ano. Esse ano vai ser o sexto.
![milhares de ciclistas com os braços para o alto](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/pedalada-shimano.jpg-1024x683.webp)
Temos também, por exemplo, a Santuu Travel, quando levamos ciclistas para pedalar lá no exterior. Já levamos o pessoal para Eslovênia, para a Itália, para a Argentina. Tem o Clube Santuu Wear, que é de camisetas e roupas para ciclista. Tem uma infinidade de serviços.
A gente brinca, se tem bicicleta, a gente tá envolvido. Se não tem e nunca estamos envolvidos. O nosso negócio é bike. É mobilidade.
Como funciona a empresa?
Temos uma operação já bem consolidada, vai fazer seis anos. Temos uma holding mãe e embaixo dela tenho várias empresas. Então tem as empresas de serviços, a seguradora, a loja. Hoje temos quase 45 funcionários. O faturamento [de 2024], a gente ainda não divulgou números exatos, mas tá acima de 10 milhões.
A gente tem mais de 100 mil ciclistas na plataforma. Tem que só criar um login e aí lá dentro você tem todos os serviços. Qualquer pessoa que é associada pode ligar para tirar dúvidas na hora de comprar uma bicicleta, onde levar para manutenção.
A gente já teve um aplicativo, mas cancelamos porque a Apple não é muito parceira nossa. E aí dava muito trabalho, a gente preferiu a plataforma online para ser mais ágil.
Qual é o horário de atendimento dos serviços da Clube Santuu?
No site tem o chat, telefone e o WhatsApp também. O horário de funcionamento do chat é das 8 às 18 horas, e da plataforma web é 24 horas porque ela é digital. Isso é o legal, né? A maioria dos nossos serviços são 100% digitais. Apesar da gente ser o atendimento humano para tudo, é uma jornada 100% digital.
Qual é o tempo de resposta do SOS?
Você vai ver para acionar o SOS, escolher qual ciclovia e informar o que precisa que ele te geolocaliza e os nossos mecânicos vão até você. O tempo de resposta é imediato. Se você cruzar com o mecânico visualmente é só acionar. É um serviço gratuito.
![mecanico da SOS Bike ajudando um ciclista que passava pela ciclovia](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/SOS-bike.jpg-1024x683.webp)
O que é gratuito dentro do Clube?
É um clube de serviços gratuito e alguns dos produtos são cobrados, tipo o seguro e as viagens. Mas o concierge, o SOS, os eventos, a próprio passeio ciclístico, todos eles são gratuitos.
Como que funciona a contratação de seguro de bicicleta por WhatsApp?
Hoje em dia tudo é via corretor, você vai lá, liga para o corretor, pede documento. Quando lançamos, já era uma plataforma digital em que o cliente pode entrar sozinho, colocar seus dados, colocar os dados da bicicleta, fazer a cotação, subir as fotos, pagar e contratar em alguns minutinhos. Toda essa jornada demora em torno de cinco minutos.
Quais são os parceiros comerciais do Clube?
Quando lançamos a empresa, o foco inicial principal foi o seguro. Então desenvolvemos um produto específico para bicicletas. Eu sou ciclista, meu sócio é ciclista também. E desenvolvemos um produto bem especializado. A Caloi, Decathlon, Trek, que são as principais marcas do mercado de bicicleta, o Clube Santuu conquistou as contas e fez os seguros exclusivos deles. E acabamos de lançar um projeto gigante, dos seguros Moura, que acabou de lançar uma bicicleta elétrica própria.
Qual é o diferencial do seguro Clube Santuu?
Algumas seguradoras simplesmente não cobrem um dano estético, um ralado e outras seguradoras cobrem, mas ela te cobra automático. O que o Clube Santuu fez? Você pode escolher entre gastar esse dinheiro de danos estéticos ou ao contrário, se ralar, eu quero ter direito a trocar e receber o dinheiro.
A gente criou coberturas que depois o mercado inteiro copiou que são viagens internacionais. Então vou viajar para a Itália, levo uma bicicleta, tem cobertura lá. O mesmo com competições, posso escolher pagar ou não pela competição.
Então o Clube Santuu criou uma série de coberturas específicas. Isso trouxe um produto muito mais especializado para o mercado. E o segundo, talvez o mais importante, a gente trouxe o conceito de substituição do bem igual ou similar. O que acontece hoje em qualquer seguradora de bike? Roubou sua bicicleta, ele te dá o dinheiro. Ou quebrou a peça, ele te dá o dinheiro. A gente não. O Clube Santuu dá um bem igual ou similar novo para o cliente.
Além do segurado ter o bem dele garantido, ele não precisa fazer todo esse trabalho, porque se eu dou o dinheiro para ele, ele tem que achar a bicicleta, tem que negociar preço. Então, juntamos os dois melhores mundos.
Como funciona uma insurtech?
Esse é um conceito super novo no Brasil, é uma lei nova. Antigamente existia um representante de seguros, que era uma empresa, um CNPJ que fazia uma parceria com alguma seguradora e representava essa seguradora. Em final de dezembro de 2022, saiu uma legislação nova de MGA.
Conceito de MGA é a seguradora praticamente terceirizar 100% das atividades dela para uma empresa, para uma Insurtech. Uma Insurtech, na verdade, é uma empresa de tecnologia de seguros. Insur de insurance (seguro) e tech de tecnologia.
O Clube Santuu é um MGA de uma seguradora. Fazemos 100% de todo trabalho da seguradora. Definimos o preço, vendemos e pagamos o sinistro. Toda a responsabilidade é minha. Então, o Clube Santuu não é uma seguradora oficialmente. Quem tem o registro na Susep (Superintendência de Seguros Privados) é a seguradora, mas eu represento ela com essa nova legislação.
O Clube Santuu é uma empresa de tecnologia, disponibilizamos a plataforma digital. O preço é nosso, o produto é nosso e a decisão é nossa também. Mas eu tenho parceria com uma seguradora que efetivamente tem a licença. Então ele não vive sem mim, eu não vivo sem ele.
Por que não pegar uma licença própria?
Ser parceiro de uma seguradora é muito mais útil para gente do que abrir a própria licença. Porque aí teria custos regulatórios, custos de observância. Então teria uma série de custos de estrutura da empresa que hoje eu não preciso ter porque a própria seguradora tem. Mas é uma decisão estratégica de não montar hoje. Provavelmente montaremos, mas hoje não.
Quanto custa do seguro da Clube Santuu?
É percentual, é sempre um percentual do valor da bicicleta, que varia de 2,5% até 17%. Na grande média gira em torno de 4%. Além disso, a gente tem 10 coberturas, isso também varia o percentual.
Qual expectativa de crescimento em 2025?
[Em 2024], a gente calcula um faturamento entre R$10 e R$ 14 milhões. Como temos alguns fechamentos contábeis, não divulgamos o número exato, a gente fala R$ 12 milhões que é o número médio. A expectativa então é chegar a uns R$ 40 milhões neste ano.
O que te fez largar o mercado executivo?
Eu sou ciclista há muitos anos, vou trabalhar de bicicleta, eu treino com a bicicleta, final de semana passeio de bicicleta. Eu era diretor executivo do banco que cuidava de nove áreas do banco. E era bastante estressante.
Em dado momento eu cansei, saí e aí eu decidi empreender, falei: “Putz, o que eu vou empreender com alguma coisa que eu amo? Bom, bicicleta”. Eu falei: “Vamos achar prazer e dinheiro no mesmo lugar”. E graças a Deus, deu certo e consegui montar o Clube Santuu. A origem foi essa: cansar do mercado executivo e querer trabalhar com alguma coisa que me desse paixão, tesão, vontade de trabalhar.
![Rodrigo durante uma Shimano Fest em São Paulo](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/rodrigo-clube-santuu.jpg-1024x684.webp)
De onde veio esse nome?
Quando eu saí do banco, meu primeiro projeto era um shopping center físico chamado Santuário da Bike. Fiquei um ano estudando, criando, gastei uma fortuna e eu fiz o projeto do Shopping Center. Então era um Shopping Center temático de bicicleta, com sete mil metros quadrados de áreas de vendas. Tinha um velódromo no teto, era um shopping bem legal. E aí quando eu fui em busca de capital, foi bem na época que o Lula tava preso e o Bolsonaro tava chegando, que o país tava naquela história do começo da polarização.
Foi muito difícil captar [investimento], precisava de R$ 40 milhões para subir o shopping. Eu desisti naquele momento porque tava difícil captar dinheiro para o empreendimento físico e aí eu montei a Santuu, que nada mais é do que uma abreviação de Santuário da Bike. E aí a gente pôs dois “U” só para ficar com cara de startup. A origem verdadeira de Santu é de Santuário da Bike, que era o projeto do Shopping que ainda vai sair um dia.
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