COP30: Belém (PA) recebe 40 ônibus elétricos para reduzir emissões do transporte público
Capital paraense, que prepara a realização da COP 30, compra modelo e-Bus, da Eletra, para circular em corredor da região metropolitana
![Onibus eletrico-alex ribeiro-agpara3 ônibus elétricos de Belém do Pará](https://mobilidade.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Onibus-eletrico-alex-ribeiro-agpara3.jpg.webp)
Em meio aos preparativos para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro, a cidade de Belém (PA) dá um passo importante para diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) no meio ambiente ao comprar ônibus elétricos.
Com investimento de R$ 486 milhões mediante licitação, o governo do Pará adquiriu 265 ônibus destinados exclusivamente ao Sistema BRT Metropolitano, que serve a região metropolitana de Belém.
Segundo a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (Artran), responsável por acompanhar e fiscalizar o processo da compra, 40 veículos são elétricos e 225 movidos a diesel modelo Euro 6. Ou seja, eles vêm equipados com a tecnologia de redução de 80% dos poluentes: 133 da Volkswagen e 92 da Mercedes-Benz.
Os 40 e-Bus são da Eletra e vão rodar no Corredor de Transporte Coletivo BRT Almirante Barroso. Fabricados inteiramente no Brasil, os veículos possuem chassi da Mercedes, carroceria Caio e motor elétrico, inversor e bateria da WEG recarregável em quatro horas.
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Ônibus elétricos silenciosos com ar-condicionado
Com 12 metros de comprimento, o ônibus é silencioso, dispõe de ar-condicionado, wi-fi e entradas USB. Ele tem autonomia de 220 quilômetros, pode acomodar até 74 passageiros e oferece espaços para cadeirante e bicicleta. O piso se conecta diretamente ao nível da plataforma BRT, facilitando o acesso dos usuários.
Esta é a segunda aquisição de ônibus elétricos para a capital paraense. Em julho do ano passado, a cidade incorporou cinco veículos da fabricante chinesa Higer Bus – representada no Brasil pela empresa TEVX – modelo Azure A12 BR. Uma particularidade do Azure é a construção em monobloco, considerado um padrão avançado para os ônibus de transporte público.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente afirma que a meta do Pará é reduzir em 37% as emissões de GEE até 2030 e 43% cinco anos mais tarde. “O sistema BRT terá participação importante no trabalho de descarbonização, porque vai conectar o terminal da capital aos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará”, afirma Cláudio Conde, diretor de regulação e planejamento da Artran.
Ele acrescenta que o passageiro precisará de apenas um bilhete para embarcar, acessar pontos de parada, estações ou terminais de integração de sua escolha.
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Vistoria dos ônibus elétricos
Ao receber os novos veículos, a Artran executa a vistoria no estacionamento do Estádio Olímpico Novo Mangueirão, a fim de verificar se todos os itens inseridos no contrato estão em conformidade. Em seguida, eles são repassados ao sistema BRT para entrar em operação. “Encaminhamos os ônibus elétricos em lotes de 10 unidades”, informa Conde.
Com os novos ônibus, o Sistema BRT Metropolitano espera abreviar os deslocamentos entre os municípios da Grande Belém, melhorar a oferta de transporte nos bairros e baratear as despesas e aumentar a comodidade dos passageiros durante as viagens.
“Estamos construindo um novo sistema de mobilidade para que a população chegue mais rápido no seu local de trabalho e na sua casa, podendo passar mais tempo com a família”, afirma.
Conde acredita que, do ponto de vista técnico, o ônibus elétrico é tão bom ou melhor que o modelo com motor a combustão. “Além disso, o e-Bus proporciona mais conforto aos passageiros e agride bem menos o meio ambiente”, comemora o executivo”.
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Preparo para a COP30
Os ônibus elétricos que começarão a rodar em Belém se juntam aos e-Bus da Eletra já em: Divl circulação em outras cidades brasileiras, como São Paulo, Sorocaba, Vargem Grande Paulista, Bertioga, Osasco, Guarujá, São Bernardo do Campo (SP), Goiânia (GO), Salvador (BA), Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e Manaus (AM).
A modernização do transporte público da região metropolitana de Belém vai ao encontro da organização da COP 30, que deverá reunir representantes de mais de 190 países para debater e acordos com vistas à redução de emissões de GEE e ao combate das mudanças climáticas.
“Para sediar o evento, o governo do Pará iniciou os preparativos com mais de um ano de antecedência. É um trabalha em conjunto com os governos federal e municipal e também com a iniciativa privada para preparar a capital”, explica Conde.
O diretor da Artran revela que o Estado vem tomando uma série de medidas, como a contratação de consultoria para fazer o diagnóstico e mapear as soluções para a cidade sediar a conferência. “O transporte público está no contexto da sustentabilidade e tem o objetivo de viabilizar o ir e vir das pessoas sem causar transtornos na cidade e sem poluir o meio ambiente”, completa.
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