Novo capacete inteligente com IA elimina pontos cegos | Mobilidade Estadão | Mercado, MotoMotor

Buscando sugestões para:


Publicidade

Novo capacete inteligente com IA elimina pontos cegos e reduz risco de acidentes; conheça

Por: Arthur Caldeira . 06/02/2025
Meios de Transporte

Novo capacete inteligente com IA elimina pontos cegos e reduz risco de acidentes; conheça

Câmeras na parte traseira têm campo de visão de 240° e sistema alerta motociclista sobre perigos, como outros veículos no entorno

2 minutos, 10 segundos de leitura

06/02/2025

Capacete inteligente da INTELLIGENT CRANIUM HELMET
Capacete tem alerta de colisão e câmera de ação acionada por comando de voz. Fotos: Intelligent Cranium Helmets

Apresentado na CES 2025, realizada em Las Vegas, em janeiro, um novo capacete da startup de tecnologia avançada Intelligent Cranium Helmets promete ser o mais inteligente do mundo com o uso da IA (Inteligência Artificial). O objetivo deste capacete de última geração é aumentar a segurança dos motociclistas e evitar acidentes.

Um dos principais destaques do capacete IRC-Rs+ é o campo de visão de 240 graus. Dessa forma, praticamente se eliminam os pontos cegos e a necessidade dos motociclistas virarem a cabeça para mudar de faixa, por exemplo.

O sistema ainda conta com um alerta de proximidade, semelhante ao dos automóveis modernos. O sistema alerta o piloto sobre desvios de faixa ou obstáculos próximos melhorando, assim, a percepção da estrada.

O capacete também inclui um sistema de detecção de colisão integrado. Caso o motociclista ficar imóvel por mais de 15 segundos, após uma queda, o sistema entrará em contato com os serviços de emergência.

O capacete também inclui uma câmera de ação frontal adicional de 120 graus, dando um total de 300 graus de cobertura visual. Outra novidade está no acionamento da câmera por voz.

Capacete tem visor policromático e HUD

O capacete tem um heads-up display (HUD) que fornece aos motociclistas informações em tempo real sem tirar os olhos da estrada. Com conexão Bluetooth e mesh, permite conectividade com diversos outros dispositivos e intercomunicadores.

Sua câmera de ação integrada é um recurso de destaque. Acionada por comandos de voz simples, os motociclistas podem, assim, capturar facilmente imagens de alta definição sem a necessidade de câmeras externas.

A tecnologia do capacete inteligente é alimentada por uma bateria que dura de cinco a sete horas. De acordo com o fabricante, o suficiente para pilotar por mais de 300 km.

Um ponto negativo é seu peso de 1,75 kg, elevado quando comparado a outros capacetes. Por outro lado, o capacete traz inúmeros gadgets que cascos comuns não têm.

Por fim, a viseira traz uma funcionalidade muito útil para quem faz longas viagens de moto. Policromática, ela muda de uma viseira clara para uma escura em questão de segundos. O mesmo sistema encontrado em retrovisores de automóveis de luxo.

Leia também: Garmim lança radar que pode ser instalado em qualquer moto; veja como funciona

A inovação da Intelligent Cranium Helmets já está à venda online. O preço do capacete inteligente IC-Rs+ é de US$ 1.850 (cerca de R$ 10,6 mil, na conversão direta, sem taxas).

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login