Pedágio urbano de Nova York deve acabar. ‘Vida longa ao rei’, disse Trump
Autoridade de Transporte Metropolitano entrou com medida judicial contra medida do presidente

Após algumas semanas de funcionamento, o pedágio urbano de Nova York pode acabar. Em recentes entrevistas e nas redes sociais, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o pedágio de trânsito está “morto”. O anúncio aconteceu durante entrevista ao New York Post. “Manhattan, e toda Nova York, está SALVA. VIDA LONGA AO REI!”, escreveu Trump no aplicativo de Truth Social. Entretanto, a Autoridade de Transporte Metropolitano (MTA, sigla em inglês) afirmou que vai entrar com ação federal para manter o pedágio urbano vigente.
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De acordo com o secretário de Transportes, Sean Duffy, o governo retirou a autorização federal da cobrança. Para ele, o pedágio é um fardo financeiro para a classe trabalhadora americana. Porém, a governadora de Nova York, Kathy Hochul, afirmou que vai manter o pedágio funcionando até que um juiz decida o contrário.
“O presidente Donald Trump tuitou ‘vida longa ao rei’. Estou aqui para dizer que Nova York não tem um rei há mais de 250 anos. Com certeza não vamos começar”, publicou a governadora.
Durante a campanha eleitoral, Trump já havia prometido acabar com o pedágio.
Pedágio urbano de Nova York
Em janeiro de 2025, os motoristas que circulam em Manhattan, abaixo da 60th Street, passaram a pagar uma taxa de cerca de US$ 9 (cerca de R$ 51). Conforme o CEO da MTA, Janno Lieber, a medida foi adotada após quatro anos de estudos e análises ambientais. “Nova York não vai voltar atrás” e “não vamos desativar os pedágios”, teria dito ele.
Além disso, Lieber disse que o tráfego em Manhattan caiu 9% em janeiro. Ademais, o chefe da MTA divulgou que 1,2 milhão de veículos a menos entraram no distrito comercial no primeiro mês de implementação.
Aliás, antes do pedágio urbano começar a funcionar, a medida enfrentou obstáculos de contestação judicial e interrompido pela própria governadora antes da eleição. Apesar de ter eficiência estudada e inicialmente comprovada, neste primeiro mês de vigência, alguns moradores da região metropolitana de Nova York comemoraram o anúncio de Trump.
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