Linha 8-Diamante: ligação a Itapevi ficará mais rápida

Buscando sugestões para:


Publicidade

Linha 8-Diamante: ligação da Barra Funda a Itapevi ficará mais rápida

Por: Luís Antonio Sousa . Há 3h
Mobilidade para quê?

Linha 8-Diamante: ligação da Barra Funda a Itapevi ficará mais rápida

ViaMobilidade planeja partidas diretas da Estação Palmeiras-Barra Funda sem parada na Estação Júlio Prestes; percurso ficará 4 minutos mais rápido

2 minutos, 54 segundos de leitura

11/03/2025

trem da ViaMobilidade
Segundo a concessionária, a mesma estratégia que ocorre na estação Pinheiros, será feita agora em Palmeiras-Barra Funda, de acordo com a demanda

Os usuários que aguardam até cinco minutos para embarcar nos trens da Linha 8-Diamante, pela Estação Palmeiras-Barra Funda, terão um minuto a menos de espera a partir de abril.

De acordo com a ViaMobilidade, responsável pela operação da linha, alguns trens da linha que chegam de Itapevi não irão mais até a Estação Júlio Prestes, no centro da capital paulista. Da própria Estação Palmeiras-Barra Funda ele retornará com destino a Itapevi, tornando as viagens mais rápidas, e os trens menos lotados. Essa estratégia de “trem vazio”, segundo a concessionária, acontecerá nos horários de pico ou em momentos que demandem um maior fluxo de passageiros.

A mesma operação ocorre na estação Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda, igualmente administrada pela ViaMobilidade. Por isso, saiba como essa mudança pode impactar o seu trajeto no dia a dia, a partir do próximo mês, segundo a promessa da companhia.

Leia também: Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda: por que os trilhos foram pintados de branco?

Como foi pensada a operação de ‘trem vazio’?

A estação Palmeiras-Barra Funda possui uma demanda de 96 mil passageiros por dia útil. Para a empresa, o maior desafio foi resolver o ‘gargalo’. Conforme o gerente-executivo de manutenção, Alan Santana, foram três meses de estudo após a ViaMobilidade assumir a operação, em janeiro de 2022.

Novo Aparelho de Mudança de Via (AMV), no formato de Y, em funcionamento nas próximidades da Estação Palmeiras-Barra Funda, da ViaMobilidade. Foto: Divulgação/ViaMobilidade

“A Estação Palmeiras-Barra Funda é muito crítica. Não há margem para erro, porque a demanda é muito alta. Então, planejamos interdições, inversões de plataforma e antecipamos algumas medidas para reduzir ao máximo o impacto para os passageiros. E não tivemos nenhum problema operacional decorrente da obra”, comenta Santana.

Com R$ 40 milhões investidos, o primeiro passo foi reformar 500 metros de via permanente, o que, pela primeira vez, possibilitou a instalação dos chamados AMVs (Aparelhos de Mudança de Via). Além de permitir o estacionamento de um único trem, essa mudança possibilita a alteração do trajeto do trem de uma via para outra.

Por fim, também está incluso o novo sistema de sinalização e rede aérea, o que contribui para o remanejamento de trens em situações necessárias para a operação. “Agora, com a conclusão dessa obra, podemos aproveitar essa oportunidade para atender melhor o trecho de maior carregamento”, conclui Santana.

Linha 8-Diamante: conheça um pouco de sua história

Em 1875, a antiga Estrada de Ferro Sorocabana inaugurou a hoje chamada Linha 8-Diamante, partindo das estações Júlio Prestes (no centro da cidade de São Paulo) até Sorocaba, cidade localizada a 87 km da capital paulista.

Depois, em 1996, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) assumiu a operação da linha, administrando-a até 2021, quando a concessão foi transferida para a ViaMobilidade.

Hoje, o ramal ferroviário possui 41,6 km de extensão, com 21 estações e tempo estimado de viagem de 55 minutos, entre as estações de Itapevi e Palmeiras-Barra Funda.

O ramal atende as cidades de Itapevi, Barueri, Carapicuíba e Osasco, todas na região metropolitana de São Paulo, conectando esses municípios ao centro da capital paulista.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login