Aquático-SP na Represa Billings substitui embarcação após um ano de operação | Mobilidade Estadão |

Buscando sugestões para:


Publicidade

Aquático-SP na Represa Billings substitui embarcação após um ano de operação

Por: Leonardo Godim . Há 5 dias
Mobilidade para quê?

Aquático-SP na Represa Billings substitui embarcação após um ano de operação

A SPTrans informou que o motivo da substituição foi ampliar a oferta de assentos, de 30 para 48

1 minuto, 59 segundos de leitura

16/04/2025

O Talha-Mar vai substituir o Biguá II, com seus 30 assentos, que estava em operação desde 13 de maio de 2024, quando foi inaugurado o modal.
O Talha-Mar vai substituir o Biguá II, com seus 30 assentos, que estava em operação desde 13 de maio de 2024, quando foi inaugurado o modal. Foto: Divulgação

O Aquático-SP vai receber uma nova embarcação, substituindo um dos cinco barcos que fazem o trajeto entre os bairros da Pedreira e Cantinho do Céu, na Zona Sul da capital paulista. O transporte de passageiros com barcos na Represa Billings começou a funcionar há menos de um ano.

A nova embarcação, apelidada de Talha-Mar, possui 48 assentos, ar-condicionado, banheiros, portas USB para carregar aparelhos celulares e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Leia também: Saiba quais linhas de ônibus conectam ao Transporte Aquático SP

Assim, o Talha-Mar vai substituir o Biguá II, com seus 30 assentos, que operava desde 13 de maio de 2024, quando inauguraram o modal. A SPTrans informou que o motivo da substituição foi ampliar a oferta de assentos, e que as embarcações são propriedade das empresas operadoras do modal. Ou seja, a substituição não teve custo para os cofres públicos.

Por enquanto, o Talha-Mar está em fase de testes. Durante esse período, o Biguá II continua circulando, de acordo com a SPTrans.

Além disso, outros quatro barcos estão em operação no trecho hidroviário, apelidados Bororé, Santo Amaro, Apurá e e Biguá I. Os dois primeiros têm capacidade de transportar 60 pessoas sentadas, enquanto os outros dois têm 47 e 30 assentos, respectivamente. Não é permitido viajar a pé nesse modal.

Aquático-SP

As embarcações fazem a travessia entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas. Atendem, assim, os 381 mil moradores dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira, no extremo-sul da cidade de São Paulo.

Segundo a SPTrans, o modal faz em 17 minutos um trajeto de 5,6 km que, de ônibus, leva uma uma hora e 20 minutos. Uma redução, portanto, de mais de uma hora de viagem. Desde que começou a funcionar, o Aquático-SP transportou 414 mil passageiros em cerca de 19 mil viagens até março deste ano.

Em média, 1.332 passageiros usam o modal por dia. Assim, o número recorde de usuários em um só dia foi registrado em 17 de novembro, quando 2.686 passageiros atravessaram a represa.

Funcionamento

O horário de funcionamento do Aquático-SP é de segunda-feira a domingo, das 5h às 21h. Duas linhas de ônibus fazem integração com o modal hidroviário, as 606C/10 Circular – Cantinho do Céu e 627M/10 Mar Paulista – Term. Santo Amaro.

De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil para você?

Quer uma navegação personalizada?

Cadastre-se aqui

0 Comentários


Faça o login